Com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para uma mobilidade mais sustentável e segura em todo o concelho, a Câmara Municipal da Amadora organiza a Semana Europeia da Mobilidade de 2020.

Tudo terá lugar de 16 a 22 de setembro, destacando-se, desde já, no dia 16 de setembro mais uma edição das conferências OnMobility, em parceria com a EcoMood.

Atendendo à pandemia da doença COVID-19, este evento será híbrido, com uma parte presencial (na sala dos Recreios da Amadora) e uma outra vertente digital (possível de acompanhar aqui).

A conferência de dia 16 de setembro, promovida pela EcoMood, acontecerá entre as 14 horas e as 19 horas, centrando-se a troca de ideias em torno dos novos paradigmas na mobilidade.

A abrir a Semana Europeia da Mobilidade será organizado mais um OnMobility, nos Recreios da Amadora.

Por volta das 15,15 h haverá um painel, no qual se procurará atualizar a informação a respeito da “evolução de soluções na mobilidade urbana”.

Pelas 16,45 h haverá um segundo painel acerca da “conversão de veículos a combustão para elétricos e híbridos” com a participação de vários oradores.

O evento de dia 16 de setembro finalizar-se-á com um “Green Experience” numa área de experimentação de soluções sustentáveis.

 

18 de setembro: Vamos de Bicla!

A Semana Europeia da Mobilidade na Amadora fará também o incentivo à utilização de bicicleta como meio de transporte, num evento apelidado de “Vamos de Bicla!” a ocorrer em 18 de setembro. O desafio lançado será o de serem publicadas selfies com bicicleta junto ao trabalho, escola ou interface de transportes públicos, com essa publicação a dar direito a prémios.

19 de setembro: “Electric Challenge”

No dia 19 de setembro, está previsto ser organizado um “Electric Challenge” que consistirá num “passeio-mistério” para automóveis elétricos e para a promoção da mobilidade elétrica. Esta será a segunda edição desta “Electric Challange”.

A primeira edição do “Electric Challenge”, em 2019, contou com um percurso que deu uma volta por todo o concelho da Amadora, na qual os participantes tiveram que responder a perguntas de observação e de sustentabilidade. Houve também tarefas a executar em alguns locais icónicos, tudo numa óptica de sensibilização para a segurança rodoviária e para uma mobilidade mais suave e sustentável, de forma divertida e descontraída.

20 de setembro: “Peddy Challenge”

Depois dos EV, será a vez de, no dia 20 de setembro, acontecer um “Peddy Challenge”, um “passeio-mistério” pedonal, para para toda a família, “com perfil inovador, adequado ao distanciamento social” e visando a promoção das deslocações a pé/exercício, explica a organização.

 

21 de setembro: voz a jovens repórteres

No dia 21 de setembro, será dada a voz aos mais novos através da iniciativa “Jovens Repórteres para o Ambiente – Missão Emissões Zero, Mobilidade para Todos”. Neste âmbito, três jovens do programa Eco-Escolas farão uma entrevista digital a um representante da Câmara Municipal da Amadora, a um representante das plataformas de partilha de veículos e um representante da EcoMood Portugal. Alguns dos temas da conversa irão gravitar em torno da mobilidade sustentável, partilhada e pública.

 

► A organização da Semana Europeia da Mobilidade na Amadora conta ainda divulgar nas próximas semanas mais informações sobre outros eventos que irão ter lugar, designadamente nos dias 17 e 22 de setembro.
Cartaz da Semana Europeia da Mobilidade na Amadora

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of