Em outubro, a Porsche irá disponibilizar novas funcionalidades ao Porsche Taycan. Há desde logo uma nova função Plug & Charge que possibilita carregamentos fáceis e pagamentos sem a necessidade de ter um cartão ou app: basta inserir o cabo e o Taycan estabelece uma comunicação encriptada com a estação de carga compatível com Plug & Charge. Como resultado, o processo de carregamento começa automaticamente. Os pagamentos são também processados de forma autónoma.

As inovações adicionais incluem ainda head-up display a cores, funções do veículo que podem ser obtidas online (Functions on Demand – FoD) e carregador de bordo com capacidade de carga até 22 kW.

No futuro, a suspensão pneumática adaptativa irá integrar a função Smartlift.

InnoDrive

Passamos, de seguida, em análise as diferentes novidades:

► O Plug & Charge simplifica o carregamento: os condutores do Taycan apenas têm de ligar o cabo e o carregamento começa. Os dados de autenticação são guardados no veículo. Como resultado, a estação de carregamento identifica automaticamente o veículo. A norma ISO 15118 assegura a comunicação entre a infraestrutura e o veículo. Os pagamentos são também processados automaticamente.

O Rádio Digital é agora de série. A transmissão digital de rádio nos formatos áudio em DAB, DAB+ e DMB oferece uma qualidade sonora significativamente melhor. A Porsche aprimorou também o equipamento de série em relação à conectividade. A Apple podcasts pode ser agora selecionada como fonte.

O Plug & Charge está já operacional nas estações Ionity na Alemanha, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Itália e República Checa. Irão seguir-se mais 12 países europeus no início de 2021. Nos EUA e Canadá, o Plug & Charge vai estar também disponível na rede Electrify America e Electrify Canada em diversos postos no início 2021.

Adicionalmente, novas funcionalidades de carregamento inteligente estão disponíveis em conjunto com o Mobile Charger Connect e Home Energy Manager. Estes incluem a função de proteção de potência, que é agora capaz de prevenir uma sobrecarga na ligação doméstica, independentemente da fase, assim como otimizar o carregamento com energia produzida no domicílio.

Esta funcionalidade pode ser utilizada para carregar o Taycan com energia solar. Uma vez atingido o nível mínimo da bateria previamente configurado, o sistema consome apenas energia solar não utilizada pelo edifício.

Carregamento Plug & Charge

Carregamento enquanto preserva a bateria é uma nova função. O condutor pode restringir a capacidade de carregamento a cerca de 200 kW em postos que o suportem (caso das: estações de carregamento Ionity), quando planeia estar algum tempo sem conduzir.

O ano modelo 2021 oferece uma escolha de sete novas cores exteriores: Mogno Metalizado, Amora Gelado Metalizado, Cereja Metalizado, Bege Café Metalizado, Giz, Azul Neptuno e Cinzento Gelo Metalizado.

Com isto, consegue alargar o ciclo de vida da bateria e reduzir a perda de potência geral. Os condutores podem selecionar o carregamento através do ecrã central enquanto preservam a bateria. Se os condutores decidirem não utilizar esta opção, a capacidade de carregamento até 270 kW continua a estar disponível nas estações de carregamento com 800 volts.

► O head-up display a cores está agora disponível como opção. Projeta informação relevante diretamente no campo de visão do condutor. A informação foi dividida entre a secção principal, a secção de estado e a secção que apresenta informação temporária, como chamadas ou comandos do controlo por voz. A navegação, o indicador de potência e a visualização definida pelo utilizador também podem ser selecionadas por predefinição.

►  Através do Functions on Demand (FoD), os proprietários de um Taycan podem adquirir diversas funcionalidades de conveniência e assistência, se o desejarem. Com updates over-the-air, não é necessário visitar a oficina. O Porsche Intelligent Range Manager (PIRM) já está disponível como FoD. A Direção Assistida Plus, o Assistente de Manutenção na Faixa e o Porsche InnoDrive vão ser adicionados como funcionalidades FoD.

Aquisição ou subscrição mensal

Os clientes podem escolher se querem adquirir a respetiva função para o seu Taycan ou subscrevê-la mensalmente. Os clientes beneficiam de três meses gratuitos se optarem pela subscrição mensal. Depois de se registarem e selecionarem as funcionalidades desejadas na Porsche Connect Store e, depois de estabelecida a ligação, a Porsche envia um pacote de dados para o Taycan através da rede de telefone móvel. Os condutores são notificados sobre a disponibilidade do pacote de dados através do Porsche Communication Management (PCM). A ativação demora apenas uns minutos.  Depois de a ativação ser bem-sucedida, surge uma notificação no ecrã central. Com a alteração de ano modelo, ficam disponíveis quatro funcionalidades para aquisição e três para subscrição mensal.

 

  • Com indicações de rota ativas, o Porsche Intelligent Range Manager (PIRM) opera em segundo plano, otimizando todos os parâmetros do sistema para alcançar os mais elevados níveis de conforto e o mais reduzido tempo de viagem.
  • A Direção Assistida Plus opera com base na velocidade do veículo. Reage de forma direta e precisa a altas velocidades e oferece uma elevada assistência a velocidades baixas.
  • O Assistente de Manutenção na Faixa mantém o veículo no centro da via com intervenções contínuas na direção – mesmo com tráfego congestionado.
  • O InnoDrive adapta a velocidade às condições que se seguem, como limites de velocidade, curvas, rotundas, situações onde tem de ceder prioridade ou parar, tudo no estilo típico de um automóvel desportivo.
Power Steering Plus (Direção Assistida Plus)

► O Carregador de bordo com 22 kW está agora disponível como novo equipamento opcional. Com esta unidade, a bateria carrega, em corrente alternada, em cerca de metade do tempo face ao carregador de série de 11k W. Esta opção vai estar disponível no final do ano.

► Fruto da nova função Smartlift, instalada de série em combinação com a suspensão pneumática adaptativa, o Taycan pode ser programado para que, de forma automática, se eleve em situações recorrentes, como lombas de velocidades ou entradas e saídas de garagens. A função Smartlift pode também influenciar ativamente a altura do veículo em autoestrada, ajustando a altura para o melhor compromisso possível entre eficiência e conforto.

O atualizado Taycan vai estar disponível para encomenda a partir de meados de setembro e chegará aos Centro Porsche a partir de meados de outubro.

Taycan Turbo S mais rápido
Os valores de aceleração do Taycan Turbo S foram também melhorados. Com Launch Control, acelera agora dos zero aos 200 km/h em 9,6 segundos, reduzindo o anterior tempo em 0,2 segundos. O modelo elétrico passa ainda a alcançar os 400 metros em 10,7 segundos (anteriormente em 10,8 segundos).

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of