Já são conhecidos os projetos criativos vencedores das escolas Geração Verdão, campanha da Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, em parceria com o Programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa.

Tendo na base da sua implementação a sensibilização de crianças e jovens para o tema da separação e entrega seletiva de resíduos de embalagens, a Geração Verdão apresentou um conjunto de atividades criativas que pretendeu impulsionar a adoção de boas práticas no quotidiano dos alunos e restante comunidade escolar.

Intitulado “Geração Verdão em Circulação”, o desafio levou os participantes a estudar o ciclo de vida de uma embalagem à escolha, representando-o através de um cartaz (no caso dos jardins de infância e escolas do 1º e 2º Ciclos do ensino básico) ou vídeo (no caso do 3º ciclo e ensinos secundário/profissional e superior), num total de 109 trabalhos inscritos.

O objetivo foi sensibilizar crianças e jovens para o tema da separação e entrega seletiva de resíduos de embalagens.

No universo de trabalhos premiados, encontramos as escolas abaixo:

  1. Cartaz – Externato Liceal da Casa de São Vicente de Paulo (Lisboa), Jardim de Infância e EB1 N.º 1 de Arganil (Arganil) e EB1/JI de Alquebre (Vila Nova de Gaia);
  2. Vídeo – Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira), EB23 Dom Martinho Castelo Branco (Portimão), Escola Básica e Secundária de Arcozelo (Ponte de Lima) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa).

Todas as escolas receberão um cheque oferta no valor de 200€ para a aquisição de materiais e equipamentos para as suas atividades.

Filipa Moita, responsável de comunicação da Novo Verde, conclui que “estas atividades revelaram-se bastante úteis para conduzir os alunos a olharem para as embalagens numa perspetiva diferente, analisando as etapas do seu ciclo de vida e o impacto das mesmas na gestão de recursos. Acreditamos que as iniciativas de formação e educação para a economia circular são fundamentais para que as crianças e jovens de hoje, adultos de amanhã, tenham voz ativa na preservação do Planeta”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of