[atualizado às 11h30, de 10/08/2020, com comentários do Diretor da DS Performance, de Félix da Costa, de Jean-éric Vergne e do Team Principal da DS Techeetah, e às 11,55h, de 10/08/2020, com reação do Primeiro-Ministro]

O português António Félix da Costa (da equipa DS Techeetah) sagrou-se, este domingo, campeão de Fórmula E, graças ao segundo lugar que alcançou na 9ª ronda da competição, disputada em Berlim.

Na corrida, Félix da Costa ficou atrás do francês Jean-Éric Vergne, seu colega de equipa, mas foi o 2º lugar muito saboroso, na medida que permitiu que o piloto português amealhasse os 19 pontos que precisava para o título individual não lhe fugir.

Outro dado: Félix da Costa conseguiu ao fim desta corrida uma vantagem impressionante na classificação geral de 76 pontos sobre o companheiro de equipa, Vergne, quando faltam 60 pontos para disputar esta temporada na modalidade cujos monolugares são elétricos.

A época 2019/2020 do Campeonato FIA de Fórmula E termina nas próximas quarta e quinta-feira (12 e 13 agosto), com as duas últimas corridas a serem disputadas.

O feito é histórico, pois nenhum piloto na Fórmula E até agora conquistou o título a duas rondas do fim e isso logo obtido na primeira temporada do piloto nacional com as cores da DS Techeetah.

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa felicitou já o piloto: “António Félix da Costa é o quinto piloto a conquistar esta prova, naquele que é um dos momentos mais altos da sua carreira. Orgulha Portugal, alegra todos os Portugueses e merece o reconhecimento do Presidente da República que já lhe transmitiu pessoalmente as felicitações em nome de todos os portugueses”, refere a nota da Presidência da República.

Também o Primeiro-Ministro, António Costa, felicitou o piloto português pelo seu título mundial de Fórmula E:

 

Nesta ronda de Berlim, a DS Techeetah garantiu igualmente o triunfo no campeonato por equipas na época 2019/20.

Eis as reações de Félix da Costa:

Xavier Mestelan Pinon, Diretor da DS Performance: “Este é um momento histórico para a DS Techeetah. Depois da conquista dos dois títulos na temporada passada, somos novamente campeões em Equipas e Pilotos, perante uma concorrência sempre forte e altamente preparada. É certo que este enorme sucesso se deve aos nossos pilotos e ao nosso know-how tecnológico, mas também – e principalmente – aos homens e mulheres envolvidos nesta fantástica aventura desportiva. Juntos construímos uma máquina vencedora e estes novos títulos são uma recompensa inestimável para a paixão que colocamos em tudo o que fazemos. Neste momento, estou extremamente orgulhoso de todos os nossos elementos. A parceria entre a DS Automobiles e a Techeetahé um sucesso total, do qual fomos dando provas sucessivas. E agora temos quatro títulos nas mãos.”

António Félix da Costa: “Já venci algumas corridas importantes na minha vida, mas nunca um campeonato FIA. Este campeonato tem 24 pilotos que estão no topo da modalidade, o que confere ainda mais significado a esta vitória. Julgava ser um trabalhador empenhado até entrar para a DS Techeetah. Na minha primeira semana com a equipa, disse-lhes que agora compreendia as razões dos seus muitos sucessos. O JEV é um companheiro de equipa incrível e um campeão no seu estado mais puro e digno. Ajudou-me imenso e sem ele e sem a equipa nada disto tinha sido possível para mim. Muito obrigado a toda a equipa, vocês são absolutamente incríveis.”

Jean-Éric Vergne: “Estou muito feliz pelo António. Ele fez um trabalho fantástico e merece totalmente esta vitória: tens a minha admiração, António! Muito obrigado a toda a equipa e a todos com quem trabalhei mais de perto, cuja dedicação e empenho foi enorme e permanente. Estamos sempre empenhados num esforço conjunto para sermos constantemente melhores, e todos os avanços que conseguimos são também fruto desse compromisso coletivo. Conquistámos o título de Pilotos três vezes consecutivas e agora temos o título de Equipas nas nossas mãos pela segunda vez, portanto, nada mais posso agora desejar senão continuar a competir e lutar pelo sucesso com esta equipa incrível, por muitos e longos anos.”

Mark Preston, Team Principal da DS Techeetah: “Obrigado, parabéns e felicidades para todos – estejam na pista ou nos bastidores, na nossa sede em Satory, em funções administrativas, nos laboratórios e nas oficinas, e sem esquecer todos os que nos apoiaram a partir de Oxford. Nada disto teria sido alcançado se cada um de nós não tivesse de lidar com frustrações, desafios e problemas ao longo do caminho, e sem nos rendermos na luta contra tudo e contra todos. A nossa parceira com a DS Automobiles é algo de excecional, traduzindo-se num apoio total e constante. Obrigado a todos!”

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of