A GoWithFlow, startup portuguesa que integra serviços de energia e mobilidade, lançou um sistema de gestão de mobilidade sustentável direcionado para empresas e organizações que pretendem implementar programas de mobilidade, como parte da missão de redução de emissões de gases com efeito de estufa.

A GoWithFlow é uma empresa de software e serviços que fornece uma solução abrangente de gestão de mobilidade sustentável para empresas e cidades que estão a descarbonizar a sua pegada de mobilidade. O  seu acionista maioritário é a Galp.

A solução tem como base uma tecnologia e uma plataforma que coordena os utilizadores e os ativos móveis para fornecer análises e informações em tempo real sobre como são utilizados os ativos de mobilidade da empresa, como veículos, scooters e estações de carregamento.

Esta plataforma é um ‘hub’ de dados de dispositivos IoT (Internet of Things) incorporados nesses ativos e de outros modos de mobilidade, incluindo a partilha de viagens, bicicletas elétricas e serviços de mobilidade, fornecendo um conjunto de dados homogéneo que possibilita o acesso imediato a informações que apoiam o desenvolvimento do negócio.

Com o sistema de Gestão de Mobilidade Sustentável, os decisores podem gerir cinco sistemas críticos: Planeamento de Mobilidade, Gestão de Energia, Gestão de Frotas, Serviços de Mobilidade e Gestão de Transações.

Aproveitar o poder do transporte para benefício da organização

Os responsáveis da GoWithFlow destacam que, através da Gestão de Recursos de Mobilidade Sustentável (GRMS), as organizações sustentáveis podem reduzir os custos totais de mobilidade; melhorar a experiência de mobilidade de clientes e colaboradores; e descarbonizar a sua pegada de mobilidade.

“A mobilidade sustentável não é apenas a coisa certa a fazer. É também uma decisão de negócio inteligente”, afirma Jane Hoffer, CEO da GoWithFlow.

“O verdadeiro poder da mobilidade sustentável é aproveitar o poder do transporte para benefício da organização, seja uma empresa, uma instituição como uma universidade ou uma cidade. A nossa abordagem unificada de mobilidade fornece informações em tempo real que têm impactos positivos em todas as operações das empresas, e não apenas nas suas frotas”, diz o responsável da GoWithFlow.

Em vez de adotar uma abordagem isolada de mobilidade, em que uma empresa considera que apenas necessita de um sistema para gerir as estações de carregamento para veículos elétricos ou de uma aplicação para gestão de frotas, a abordagem inovadora da GoWithFlow considera a mobilidade sustentável como um sistema de negócio integrado orientado por dados. Esta abordagem significa que os decisores podem incorporar dados de mobilidade – de veículos, estações de carregamento, fornecedores de energia, utilizadores e até iniciativas de micromobilidade e sistemas públicos – de acordo com as necessidades da organização.

“O que é único e valioso na plataforma da GoWithFlow é a sua gestão integrada tanto da energia como da mobilidade num único serviço”, afirma James Carter, consultor da Visionary Mobility, especializada nas áreas da mobilidade, transporte e automóvel. “Isto permite uma abordagem completamente integrada, o que significa que as empresas podem tomar decisões num único lugar, em vez de terem de consultar e cruzar dados de vários sistemas”.

► Com a solução de gestão de mobilidade sustentável da GoWithFlow podem ser geridos cinco sistemas de mobilidade:

Planeamento de Mobilidade (assente num guia para implementar a gestão de mobilidade que melhor se adapta às necessidades, presentes e futuras das organizações e que analisa como as diferentes configurações dos ativos afetam os resultados).

Gestão de energia (com controlo da infraestrutura de carregamento, incluindo o carregamento público e privado de veículos elétricos, balanceamento de carga, reservas e monitorização e resposta em tempo real).

Gestão de frotas (considerando várias opções de mobilidade – carros, bicicletas elétricas, scooters – para reduzir a pegada da frota).

Serviços de mobilidade (que carregam fontes de dados externas, alargando o ecossistema da mobilidade para incluir serviços de transporte público, serviços de mobilidade partilhada, serviços de táxi e outros).

Gestão de transações (ao estender os serviços de carregamento aos trabalhadores e ao agrupar os serviços de mobilidade numa plataforma móvel, a solução de gestão pode fazer o processamento de pagamentos, faturação e a gestão de perfil de utilizador para transformar a mobilidade em dinheiro).

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of