A Schneider Eletric é líder na transformação digital da gestão de energia e automação. Prova disso é o facto desta empresa ter mais de 125 mil postos de carregamento EVlink espalhados pelo mundo. Além de que, nestes nove anos de experiência, já foi distinguida com a certificação Green Premium.

Recentemente o grupo tem vindo a apostar no desenvolvimento de uma solução 360º escalável. O objetivo é “construir e operar eficientemente a infraestrutura de carregamento do veículo elétrico em casa, no trabalho e na via pública”, lê-se no comunicado de imprensa.

Segundo defende a Schneider Eletric, trata-se de um “sistema de carregamento inteligente desde o serviço de consultadoria até uma microgrid completa”. O mecanismo tem a capacidade de se adaptar às necessidades dos utilizadores com base no setor, localização, capacidade e tempos de carregamento.

Os produtos da gama EVlink

A gama EVlink, lançada para o mercado pela Schneider Eletric, incluí opções personalizadas para todo o tipo de parques de estacionamento. Incluíndo parques públicos, semipúblicos e privados.

Para os utilizadores domésticos a Schneider Eletric criou o carregador EVlink WallBox. Uma ferramenta destinada ao carregamento dos elétricos em casa. Com um sistema adequado para a utilização no interior e no exterior, o produto vem apetrechado com outras particularidades. De entre as quais: chave de segurança, montagem rural e um design único. Possibilidade de reiniciar o carregamento facilmente, limitar a potência e fazer programação horária são outras funcionalidades inerentes ao EVlink WallBox.

A Schneider Eletric também tem opções para os clientes que precisam de mais de um posto de carregamento. Como é o caso de edifícios, escritórios, espaços de trabalho e lojas. Para este público alvo, a empresa desenvolveu uma oferta completa que possibilita a integração de diferentes softwares de controlo de edifício. Nomeadamente: BMS, SCADA, PME, entre outros.

 

Carregadores inteligentes Schneider Eletric

Existem dois tipos de carregadores inteligentes com assinatura Schneider Eletric. De apenas uma tomada temos o EVlink Smart Wallbox e de duas tomadas o EVlink Parking. Em comum têm o facto de oferecem segurança e conetividade (OCPP, Modbus, 3G/4G, Ethernet e Wifi). Além disso, ambos os modelos são dotados de acesso via RFID, captação de dados e análise de informação.

Através destes carregadores inteligentes é assegurada a integração no sistema de gestão de cargas Schneider Eletric. O que possibilita a instalação de entre a 2 e 1000 pontos de carga em modo dinâmico. Outra das funcionalidades deste mecanismo é a configuração por zonas e a programação por horas. O acesso web permite visualizar e monitorizar a infraestrutura em tempo real. E também facilita a integração dos equipamentos de CA e CC.

Os carregadores da gama EVlink destacam-se pela segurança, fiabilidade, captação de dados e analítica que oferecem. O objetivo é permitir que os seus utilizadores atinjam o maior rendimento, controlem o consumo de energia e reduzam custos.

A Schneider Eletric recomenda que a instalação dos postos de carregamento e proteção seja efetuada por eletricistas. Os profissionais devem comprovar a distribuição elétrica e proceder à atualização da mesma quando necessário. É essencial que estes cumpram sempre as normas elétricas.

Os vários componentes da oferta completa da Schneider

Para além dos carregadores inteligentes EVlink Smart Wallbox e  EVlink Parking, a oferta complera Schneider Eletric integra outros elementos. Nomeadamente:

  • os serviços de consultoria que servirão para ajudar os clientes a desenvolver estratégias, planificar, desenhar, instalar e manter sistemas inteligentes de carga para o veículo elétrico. Uma das preocupações desta empresa é garantir que os sistemas são seguros, confiáveis e eficientes.
  • a distribuição elétrica levada a cabo através de equipamentos de média e baixa tensão. Todos eles seguros e resistentes.
  • a gestão de energia e microgrids, que visa otimizar o consumo de energia das unidades de carga para o veículo elétrico. Para isso, recorre a um software que potencia a eficiência de utilização e custo ao estudar o melhor momento para consumir, produzir, armazenar e vender energia.
  • o serviço de manutenção preditiva IIoT e gestão de operações que a empresa combina com análises de dados que minimizam o gasto operativo (OpEx) e ajudam a eliminar o tempo de inatividade.

Alexandra Romero afirma que a Schneider Eletric decidiu “apostar em cobrir toda a cadeia de valor que compõe a insfraestrutura de carga, oferecendo produtos de carregamento para o veículo elétrico, infaestrutura e soluções de gestão via software”. Do ponto de vista da Produc Manager de E-Mobility Solutions da Schneider Eletric “este é um exemplo de como nos estamos a posicionar”. Nomeadamanete “como empresa que satisfaz as necessidades urgentes do mercado de veículos elétricos, oferecendo soluções integradas e all-in-one”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of