A cadeia de hotéis de charme Bomporto decidiu investir na melhoria da eficiência energética das suas unidades Lumiares (Bairro Alto, em Lisboa), Vintage (situado entre o Príncipe Real e a Av. da Liberdade, em Lisboa) e Rebello (em Gaia).

Para tal, foi feita uma parceria entre a Helexia e a Bomporto hotéis, numa lógica de abordagem 360º.

Através de tecnologia IoT (Internet of Things), a Helexia sensorizou vários equipamentos para permitir monitorizar em tempo real os consumos reais dos hotéis, com alarmes associados.

Relatórios periódicos do desempenho energético

Os espaços Bomporto são hotéis boutique, de charme, que estão integrados em edifícios antigos que foram trazidos para o século XXI com estilo, sem perder de vista a sua herança.

Todo este trabalho vai permitir a emissão de relatórios periódicos do desempenho energético, que  vão ser importantes para a avaliação de oportunidades de eficiência energética.

Ainda dentro deste contexto vão ser realizadas auditorias e feita a emissão de certificados energéticos, assim como trabalhar para a certificação ISO 50001:2015 dos hotéis.

Segundo Nicolas Rouco, diretor geral da Bomporto hotéis, existe um compromisso na gestão sustentável, para redução de impacto no planeta, com isso a passar igualmente pela promoção de emprego sustentável e relações comerciais locais, ajudando dessa forma a economia local.

Nicolas Rouco refere que a energia representa 5% da estrutura de custos de um hotel.

Clientes beneficiam de mais serviço através da poupança gerada

Ao ter um plano de gestão de energia sustentável com a Helexia, esta rede hoteleira pode reduzir o seu consumo energético e igualmente a pegada de carbono, “o que permite oferecer aos clientes mais serviço através da poupança gerada, para além de que, grande parte dos clientes valoriza práticas sustentáveis”, enfatiza o diretor geral da Bomporto.

Para João Guerra, diretor de Marketing da Helexia, esta parceria com a Bomporto é reforçada pela existência de um ADN e visão comum relativamente a práticas de gestão sustentável, sendo o setor do turismo, de grande importância para a Helexia: “Trabalhamos em medidas de economia e gestão de energia num setor estratégico para o país”, sublinha João Guerra.

Estes são tempos para ganhar maior competitividade e de aliar eficiência energética com a diminuição do impacto no ambiente.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of