A Epson assinou um acordo de parceria tecnológica com Ålesund Futurlab – U4SSC (United for Smart Sustainable Cities implementation program), que faz parte do programa de implementação das Nações Unidas que procura utilizar tecnologia para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em cidades por todo o mundo.

Ålesund Futurelab é um hub localizado no porto do arquipélago norueguês de Ålesund e inclui uma rede de colaboradores interdisciplinares que integra académicos, setor público, indústria e comércio.

Com a sua criação pretende-se acelerar o desenvolvimento sustentável e cooperar em projetos sustentáveis e inteligentes, como o desenvolvimento de plataformas digitais colaborativas para a criação de cidades mais “smart” em todo o mundo.

A Epson trabalhou em estreita colaboração com o Offshore Simulator Center (OSC) no campus de Ålesund, que utiliza tecnologia Epson para apoiar o Centro de Competências Marítimas da Noruega (NMK).

Na NMK, os projetores Epson com fonte de luz laser são empregues no desenvolvimento de soluções mais inovadoras, incluindo na criação de espaços de reunião virtuais, no desenvolvimento de salas de controlo de navios autónomas para monitorizar o tráfego marítimo em tempo real e moldando o futuro da indústria marítima a nível mundial.

O complexo de edifícios de última geração do Centro de Competências Marítimas da Noruega reúne cerca de 900 funcionários de vinte empresas altamente qualificadas, entre as quais se contam a Rolls-Royce e a Inmarsat Solutions.

A experiência da Epson e a tecnologia visual utilizada no simulador de navegação da NMK já estão a ser aplicadas noutros planos de emergência que incluem cenários para serviços de resgate e combate a incêndios, a fim de reduzir o tempo de resposta sem a necessidade de gerar novas construções.

As tecnologias de simulação e visualização desempenham um papel fundamental no campus. Existem dezenas de simuladores altamente avançados que podem ser interligados para treinar membros das tripulações dos navios e conectar embarcações em operações integradas.

O OSC possui 30 projetores Epson, todos EB-L1100Us, projetor a laser WUXGA de 6.000 lúmens, com tecnologia 3LCD.

A sala ÅKP Blue Innovation Arena é o centro mais avançado da Noruega para visualização e simulação. Usando a tecnologia de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), as evoluções e o teste de soluções pode ocorrer de forma mais rápida e económica, além de reduzir o risco.

A característica mais marcante da Arena é uma sala de 65 m2, a qual apresenta todas as paredes de vidro com uma folha condutora transparente e nove projetores EB-L1100Us montadas no teto. Isso permite a transformação da sala numa superfície de projeção imersiva de 360 graus, totalizando 80 m2 – equivalente a mais de 100 ecrãs de 50 polegadas.

sala de 65 m2 transforma-se em anfiteatro para projeção de imagens em 360 graus.

A solução foi desenvolvida para a visualização de grandes quantidades de dados e na criação de salas de controle para navios autónomos.

Quando a sala não está em uso, ela pode ser facilmente convertida numa superfície de perfil gigantesca para os visitantes das instalações. Os projetores Epson também podem projetar imagens, mensagens e filmes na superfície externa do vidro.

A OSC também instalou uma solução de publicidade e exibição no hall de entrada.

Esta ferramenta de visualização também se converteu no recurso oficial das Nações Unidas, ajudando a simular o desenvolvimento das cidades de qualquer cidade do mundo.

Marielle Furnes Mannseth, Managing Director da Ålesund Futurelab, entende que “a Epson é uma adição importante ao programa e, na Ålesund Futurelab, temos o prazer de incluir um dos maiores fabricantes de tecnologia do mundo como um dos nossos parceiros de TI. Isto confere à parceria uma nova perspetiva e também um alcance maior, e esperamos continuar a trabalhar com a Epson para desenvolver novas soluções tecnológicas futuras para as smart cities das Nações Unidas”.

Henning Ohlsson, Sustainability & CSR Director de Epson Europe, considera que “a implementação do programa U4SSC ajudará cidades e sociedades por todo o mundo a transformarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em ações e resultados reais. Em 2020, o programa trabalhará ativamente para criar uma estrutura robusta para o desenvolvimento local e usar a melhor tecnologia disponível para criar soluções inteligentes para cidades e comunidades em todo o mundo”.

Soluções sustentáveis e inovadoras

Henning Ohlsson declara que, “através desta colaboração com a U4SSC, a Epson participará numa rede global na qual as cidades partilham conhecimento e pontos fortes para encontrar soluções sustentáveis e inovadoras. A Epson assumiu como compromisso contribuir para a materialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e esta iniciativa está intimamente relacionada com o ODS17, que prevê o desenvolvimento efetivo de alianças que resultem em mudanças sociais positivas”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of