O Renegade 4xe e o Compass 4xe são os primeiros modelos Jeep eletrificados a entrar na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África).

Os modelos já podem ser encomendados em Portugal, começando em 40.050€ para o Renegade 4xe e em 44.700€ para o Compass 4xe.

Contudo, com a campanha especial da FCA Capital, para as empresas, será possível adquirir o Renegade 4xe abaixo do primeiro nível de tributação autónoma (27.500€).

4xe

Todos os Jeep híbridos plug-in distinguem-se pelo emblema 4xe. Serão os SUV Jeep energeticamente mais eficientes de sempre.

Quer o Jeep Renegade 4xe quer o Compass 4xe são equipados com um motor a gasolina turbo de 1,3 litros, de quatro cilindros, acoplado a um motor elétrico colocado no eixo traseiro e alimentado por uma bateria de 11,4 kWh.

O motor a gasolina turbo de 1,3 litros que alimenta o Renegade e o Compass 4xe pertence à nova família Global Small Engine da FCA. Baseia-se numa estrutura modular e está disponível para as versões 4xe na configuração de quatro cilindros com dois níveis de débito de potência: 130 ou 180 cv. O acrescento de potência proporcionado pelos motores elétricos eleva a oferta de potência combinada para 190 ou 240 cv.

Trailhawk e S com 240 cv

Ou seja, por si só, o motor turbo 1.3 oferece potência de 130 cv ou 180 cv, a que se juntam os 60 cv produzidos pelo motor elétrico, para um total de 190 cv (versão Limited) ou 240 cv (Trailhawk e S).

Na configuração híbrida as versões de topo S e Trailhawk 4xe oferecem até 240 cv e 200 km/h de velocidade. são os Renegade e Compass mais potentes de sempre.

Relativamente aos dois motores elétricos, um está montado no eixo dianteiro e acoplado ao motor de combustão interna que, além de trabalhar em sinergia com o motor térmico, quando necessário pode funcionar como um gerador de alta tensão; o segundo está colocado no eixo traseiro e dispõe de caixa de redução e diferencial integrado (“e-axle”). Debita 60 cv de potência e 250 Nm de binário, proporcionando tração e recuperando energia em travagem.

Em termos de binário, o motor elétrico produz 250 Nm, enquanto o de combustão oferece 270 Nm.

O pack de baterias está alojado sob a segunda fila de bancos, onde fica protegido de elementos externos. Contido num invólucro de aço, o pack está equipado com um circuito de aquecimento e refrigeração dedicado para manter a bateria à temperatura adequada, de modo a proporcionar a melhor performance. O sistema elétrico inclui ainda um inversor de energia (PIM) colocado dentro do pack de baterias.

Azul para distinguir versões “eco”

No exterior, os novos Jeep 4xe mantêm os mesmos elementos de design que as versões com motor de combustão interna, mas distinguem-se pela coloração azul do emblema “Jeep” na frente e dos emblemas “4xe” e “Jeep” na traseira. Detalhes azuis adornam também os emblemas laterais com as denominações Renegade e Compass, enquanto a porta de carregamento, localizada no lado esquerdo traseiro do veículo, dispõe de tampa com sistema “push-open/push-close”.

Como é habitual neste tipo de veículos, a bateria pode ser carregada em andamento ou através de uma fonte de energia externa, tanto em casa com a tomada doméstica, recorrendo à easyWallbox ou à mais avançada Connected Wallbox ou num ponto de carregamento público.

Três modos de funcionamento

O sistema dispõe de três modos de funcionamento – Híbrido, Elétrico e E-save. O modo desejado pode ser ativado usando o seletor localizado em frente da alavanca de velocidades.

Em todos os modos de condução, o sistema de travagem regenerativa recupera energia durante as fases de condução passiva (como desaceleração ou travagem ligeira).

Na configuração híbrida, o motor de combustão interna trabalha no eixo dianteiro, ao passo que o motor elétrico atua no eixo traseiro.

O pack de baterias está montado no eixo traseiro.

A aceleração de 0 a 100 km/h é em cerca de 7,5 segundos.

Em termos de consumo de combustível, o modo híbrido maximiza a eficiência energética, consumindo aproximadamente 2 litros/100 km (com a bateria carregada).

A autonomia em modo 100% elétrico é de 50 km.

O veículo viaja em modo exclusivamente elétrico enquanto a bateria tiver carga suficiente. O sistema muda automaticamente para modo híbrido quando a bateria está completamente descarregada ou quando o condutor carrega a fundo no pedal do acelerador. É possível atingir 130 km/h de velocidade máxima no modo EV.

A capacidade da bagageira é praticamente igual à da versão com motor convencional (330 litros para o Renegade e 420 litros para o Compass – na configuração com bancos em posição vertical).

Adicionalmente, o Renegade e o Compass 4xe funcionam em modo híbrido (com o motor de combustão interna a ser também usado para oferecer propulsão) quando a bateria chega a um nível de carga mínimo (chamado “SOC”, State Of Charge), independentemente do modo selecionado.

E-Save é o modo destinado a manter a carga da bateria ou para efetuar o próprio carregamento usando o motor de combustão interna. O modo E-Save suporta dois modos secundários, denominados Economia de Bateria (E-Save passivo) e Carga de Bateria (E-Save ativo), podendo ambos ser ativados através do ecrã do sistema Uconnect.

  • E-Save passivo ou Economia de Bateria: mantém o estado de carga da bateria através do uso predominante do motor de combustão interna;
  • E-Save ativo ou Carga de Bateria: carrega a bateria até 80% através do funcionamento do motor de combustão interna em que o gerador elétrico dianteiro combinado atua.

Como funciona este modo e-Save?

Fora de cidade, o condutor pode selecionar o modo “e-Save” e maximizar a eficiência energética através da função Economia de Bateria. Esta função mantém a vida útil remanescente da bateria (por exemplo, se o nível de carga da bateria for 70%, é mantido a 70%). Neste caso, o motor de combustão interna carrega a bateria através do motor-gerador elétrico montado no eixo dianteiro, mantendo a carga ao nível estabelecido.

A segunda opção, denominada Carga da Bateria, usa o motor de combustão interna para carregar a bateria até 80%. Esta função é particularmente útil quando se está a aproximar de uma cidade, pois o condutor pode chegar ao centro com a bateria carregada e conduzir em modo exclusivamente elétrico com zero preocupações.

Tecnologia 4xe

Graças à nova tecnologia 4xe, a tração não é transmitida ao eixo traseiro através de um veio propulsor, mas sim por meio de um motor elétrico dedicado. Isto permite separar os dois eixos e controlar o binário de forma independente mais eficazmente do que com um sistema mecânico, sendo a tração transmitida de imediato às rodas traseiras quando necessário.

O Jeep Renegade 4xe e o Jeep Compass 4xe são construídos na fábrica de Melfi da FCA, na região de Basilicata (Itália), onde o Jeep Renegade é produzido desde 2014.

Para condução em todo o terreno, o cliente pode selecionar o modo Híbrido 4×4 e o sistema passa automaticamente a utilizar ambos os sistemas de tração nos dois eixos. Pode ainda optar pelo modo 4WD Low para otimizar a resposta em terrenos arenosos ou rochosos, ou 4WD Lock para manter em permanência a tração 4×4 até 15 km/h.

Pode igualmente utilizar o sistema de controlo de tração de Selec-Terrain de quatro modos (que acrescenta o modo Rock no Trailhawk, chegando assim a cinco) que distingue todos os modelos Jeep (à exceção do Wrangler).

Personalização by Mopar

Os SUV Jeep Renegade e Compass 4xe podem ser personalizados com uma gama de Jeep Authentic Accessories powered by Mopar e de Jeep Performance Parts. Os Renegade e Compass 4xe podem contar com mais de 100 acessórios desenhados para realçar a dupla alma da Jeep: Urban e Off-road.
Entre estes acessórios, está o novo pack Mopar 4xe, conjunto de acessórios estudado para destacar a conotação “elétrica” do veículo. O Pack estará disponível nos concessionários e na Mopar e-Store a partir do outono.

Tempos de carregamento

Para otimizar os tempos de carregamento e oferecer uma conveniente solução doméstica adicional, está disponível a easyWallbox, que é ligada a uma normal tomada elétrica de casa e permite um carregamento seguro.

Este sistema foi desenvolvido pela Engie EPS exclusivamente para a FCA e é comercializado pela Mopar na Europa. É uma solução “plug&play” que pode ser gerida via Bluetooth, permitindo carregar o Renegade ou o Compass 4xe em casa com uma potência de carregamento até 2,3 kW em menos de 5 horas (o tempo pode variar em função da instalação elétrica existente), sem necessidade de intervenção de técnicos especializados. Além disso, a easyWallbox pode ser otimizada para 7,4 kW, fornecendo um carregamento completo em casa em menos de duas horas (100 minutos).

Três níveis de equipamento

A gama dos novos Renegade 4xe e Compass 4xe compreende três níveis de equipamento – Limited, S e Trailhawk –, todos 4×4 (eAWD), caixa automática de seis velocidades e dois níveis de potência combinados: 190 ou 240 cv.

Cores de carroçaria

Disponível em várias opções de personalização, incluindo um leque de 18 cores de carroçaria para o Renegade e de 22 para o Compass. As cores incluem Branco Alpine, Cinzento Glacier, Cinzento Granite Crystal, Azul Jetset, Azul Shade, Cinzento Sting, Vermelho Colorado, Preto Carbon e Preto Solid, além de três tonalidades específicas para o Renegade – Azul Bikini e Laranja Omaha (ambas para todos os níveis de equipamento, exceto o S) e Verde Opaco (só para o Trailhawk). Há ainda três cores exclusivas para o Compass – Marfim Tricamada, Azul Italia e Verde Techno. Além disso, estão disponíveis seis tipos de jantes para o Renegade 4xe e sete para o Compass 4xe.

Ecrã tátil de 8,4″

No interior, são propostos um visor a cores TFT de 7” e NAV Uconnect com ecrã tátil de 8,4″, Apple CarPlay, Android Auto e Rádio DAB. Ambos exibem informação específica para a condução elétrica.

Mais informações sobre todos os automóveis elétricos e híbridos plug in na nossa secção de mercado.

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