Vai e Volta é o novo programa de Verão levado a cabo em Albergaria-a-Velha. Através desta iniciativa os habitantes do município vão ter acesso a bicicletas e aulas de ciclismo, tudo de forma gratuita. Trata-se de uma proposta que surge no âmbito do projeto MOB-A (Mobilidade Operação Bicicleta de Albergaria-a-Velha).

Existem três serviços diferentes que integram o projeto Vai e Volta: “Aprender e andar de bicicleta”, “Andar de bicicleta em família” e “Aprender a utilizar uma Cargo Bike”. As diferentes opções são destinadas a individuos, famílias e grupos.

Durante a experiência, os participantes podem contar com o apoio de técnicos especializados se assim o desejarem. Os profissionais estarão disponíveis para acompanhar as pessoas enquanto estas aprendem a andar de bicicleta. Estes serviços de acompanhamento têm a duração de uma hora e decorrem no Pavilhão de Albergaria-a-Velha, nos seguintes horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h.

No caso de ser experiente neste desporto pode alugar as bicicletas, às terças e quintas, pelo tempo máximo de cinco dias. Para esclarecer dúvidas sobre os diferentes serviços, marcar aulas ou alugar a sua bicicleta pode enviar e-mail para moba@cm-albergaria.pt ou ligar para 234 520 193.

Normas de segurança e higiene asseguradas

O panorama atual, protagonizado pelo COVID 19, leva a que seja necessário ter outros cuidados nas atividades em grupo. Nesse sentido, as atividades Vai e Volta são monitorizadas pela Agência de Mobilidade Nuno Zamato Indústrias. Pretende-se assim assegurar o cumprimento de todas as normas de segurança e higiene atualmente em vigor.

Através desta iniciativa a cidade tem como principal objetivo incentivar à mobilidade sustentável e fortalecer hábitos de vida saudáveis. Daí oferecer um leque tão vasto de serviços, nomeadamente: formações sobre Cargo bikes convencionais e elétricas.

O projeto Vai e Volta também incluí a disponibilização de conteúdos online que as famílias podem assistir desde casa. Todas as semanas será divulgado um episódio com dicas, soluções criativas e pedagógicas para o uso da bicicleta. Cidadania ativa, reciclagem e reaproveitamento de materiais são algumas das temáticas a ser abordadas ao longo dos episódios.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of