Foto: Tratolixo

A Helexia está a desenvolver para a Tratolixo uma auditoria energética no âmbito do sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE).

Os trabalhos propostos compreendem três fases distintas:

  1. uma primeira fase dedicada ao estudo energético pormenorizado da instalação e do processo produtivo, de forma a identificar oportunidades de melhoria de desempenho energético que permitam uma otimização global através de soluções fundamentadas e inovadoras;
  2. a segunda fase destina-se à elaboração do Plano de Racionalização de Consumo de Energia e respetiva submissão no Portal da ADENE (Agência para a Energia);
  3. e a terceira fase responde ao acompanhamento do acordo de Racionalização dos Consumo Energéticos (ARCE) através da elaboração do primeiro relatório bianual de acompanhamento e progresso (REP).
Tratamento de resíduos urbanos de mais de 860.000 habitantes

A Tratolixo é uma empresa intermunicipal que representa um dos mais importante Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) de Portugal, em termos de população servida, resíduos geridos, capacidade infraestrutural, desempenho ambiental e experiência no setor. A sua atividade é responsável pelo serviço público de tratamento de resíduos urbanos produzidos pelos mais de 860.000 habitantes dos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, que se traduz numa área urbana de 753 km2.

Os resíduos recebidos na Tratolixo são sujeitos, mediante a capacidade das instalações da empresa, a processos de tratamento e valorização em conformidade com a hierarquia de gestão de resíduos, dando origem a produtos valorizáveis – que são comercializados – mas também a rejeitados, devidamente encaminhados para destino final adequado.

Durante o ano de 2019, um total de 81% dos resíduos recolhidos foram alvo de operações de reciclagem e outros tipos de valorização, enquanto apenas 19% dos resíduos recolhidos foram encaminhados diretamente para uma operação de eliminação (aterro).

Através de uma auditoria com a Helexia, a Tratolixo irá identificar possíveis medidas de eficiência energética com vista à redução de custos e à redução da emissão de gases com efeito de estufa.

“Para a Tratolixo é essencial uma utilização eficiente da energia no seu processo produtivo e que se traduza numa redução de custos energéticos”, assumem os responsáveis das empresas envolvidas neste projeto.

É aqui que surge o contrato de serviços com a Helexia, que acredita e investe na transição energética e na utilização eficiente da energia. A Helexia vai trabalhar com a Tratolixo na elaboração dos planos de racionalização energética, nos relatórios de execução e progresso de medidas de eficiência energética.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of