Os especialistas em iluminação da Signify estão a aumentar a sua capacidade de produção de luz UV-C (Ultravioleta C) e a expandir o seu portfólio de produtos UV-C para dar resposta à crescente necessidade global de desinfeção do ar, superfícies e objetos, devido à COVID-19.

Ao aumentar a capacidade e ampliar o portefólio de UV-C, a Signify está a contribuir para manter as pessoas seguras num mundo que se está a ajustar a uma nova normalidade.

Segundo explica a Signify, “a tecnologia UV-C está comprovada e é fiável como desinfetante eficaz. Este facto foi recentemente validado num teste de laboratório da Universidade de Boston, que demonstrou que as fontes de luz UV-C da Signify inativam em apenas segundos o vírus que causa o COVID-19. Num momento em que as organizações procuram formas para continuar a operar e prestar serviços num ambiente seguro, esta confirmação é crucial”.

A luz ultra violeta (UV) é uma luz invisível ao ser humano, dado que o seu comprimento de onda está abaixo da luz visível. A radiação ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UVA (comprimento de onda de 320 a 400 nm), UVB (comprimento de onda na faixa de 280 a 320 nm) e UVC (comprimento de onda menor que 280 nm). Através de fontes artificiais, a radiação UVC é aplicada na esterilização de materiais cirúrgicos e em processos de tratamento de água, graças à sua propriedade bactericida.

A nova linha de produtos de iluminação UV-C da Signify inclui luminárias e cabines para uma ampla variedade de aplicações profissionais. “Introduzimos 12 famílias de luminárias UV-C projetadas especificamente para desinfetar ar, superfícies e objetos. Estes produtos são direcionados para diferentes segmentos de negócio, desde escritórios, escolas, ginásios, armazéns e transportes públicos”, afirma Harsh Chitale, líder da divisão de soluções digitais da Signify.

Parte da gama de iluminação são luminárias UV-C, soluções para a desinfeção profunda de superfícies em escritórios, escolas e WCs. Estão equipados com sensores e controlos para garantir que funcionem apenas quando não estão presentes pessoas e animais.

Outros produtos incluem luminárias UV-C móveis free-standing que podem ser transportadas para um quarto de hotel ou utilizadas para desinfetar superfícies em transportes públicos, como autocarros e comboios.

Diversas cabines de desinfeção UV-C

Para a desinfeção de objetos, a Signify lança diversas cabines de desinfeção com iluminação UV-C rápidas de usar. Estas cabines são usadas em escritórios e prédios municipais para desinfetar cartões de identificação, telefones, sacos, laptops e carteiras em apenas alguns segundos. Nas lojas, destinam-se a desinfetar artigos devolvidos, nomeadamente óculos ou roupas que foram experimentadas nos provadores.

As luminárias UV-C também podem ser utilizadas dentro de túneis de desinfeção de superfícies. Na América do Norte, uma grande cadeia de lojas está a fazer um projeto piloto com um túnel UV-C para desinfetar carrinhos de compras. Na Índia, um hotel planeia usar um túnel Signify UV-C para desinfetar as malas dos hóspedes no check-in.

Para complementar o seu portefólio, a Signify adquiriu recentemente os ativos da Germicidal Lamps & Applications (GLA), uma pequena empresa sediada na Holanda com ampla experiência em soluções de desinfeção por UV-C. O acordo inclui o portefólio de desinfeção do ar da GLA, bem como o seu conhecimento de aplicação.

Signify aumenta a sua capacidade de produção de fontes de luz UV-C

“Os ativos e o know-how adquiridos da GLA vão ajudar-nos a acelerar o desenvolvimento do nosso roadmap de sistemas de desinfeção do ar baseados em UV-C. Prevemos que estes produtos estejam disponíveis em todo o mundo muito em breve”, refere Paul Peeters, líder de Digital Solutions para a Europa da Signify.

As luminárias de desinfeção do ar podem ser utilizadas com pessoas na sala, pois são instaladas a uma altura que, em combinação com blindagem e óticas, evitam a exposição à fonte de luz UV-C. O ar na parte superior da sala é constantemente desinfetado usando irradiação UV-C e a conveção natural do ar na sala. “Isto torna-as perfeitas para utilizações em escolas, escritórios, ginásios, pontos de venda e outras áreas com elevado nível de contacto”, considera a empresa.

Artigo anteriorProjeto de recuperação de corais ganha tempo e dinheiro
Próximo artigoTratolixo aposta numa maior eficiência energética