A Oris, marca suíça de alta relojoaria, acaba de lançar uma novidade no mercado, cuja vertente ambiental destacamos.

Isto porque o relógio Oris Carysfort Reef, um relógio de mergulho de alta performance, foi criado para apoiar a Coral Restoration Foundation, uma organização sediada na Florida que se tornou líder mundial na restauração de corais.

O Oris Carysfort Reef é uma edição limitada de apenas 2.000 exemplares, cada um apresentado numa caixa especial sustentável, feita com algas.

O nosso planeta depende da sobrevivência dos corais.

A Oris começou a trabalhar com a Coral Restoration Foundation em 2014 como parte da sua missão de “Mudar para Melhor”. Nesse ano, o fundador da organização, Ken Nedimyer, foi reconhecido pela Oris como o “Sea Hero of the Year” e recebeu uma doação para o trabalho da fundação.

O novo Oris Carysfort Reef possibilita ver as horas em três fusos horários em simultâneo, através da escala de 24h gravada a laser no anel de topo em cerâmica. R

Tem uma resistência à água de 30 bar (300 m).

O PVP recomendado do Oris Carysfort Reef Limited Edition é de 2.700 euros (com pulseira) e 2.500 euros (com correia).

Seguiu-se em 2017 o primeiro relógio em colaboração, com o intuito de angariar fundos e reconhecimento para a fundação.

“A Oris está empolgada por poder voltar a dar o seu apoio ao trabalho vital da fundação, com o lançamento do Oris Carysfort Reef Limited Edition. O nome Carysfort advém do icónico recife de coral no Florida Keys National Marine Sanctuary, perto de Key Largo, na Florida”, explica a marca relojoeira.

50% dos recifes de coral perdidos

Os cientistas estimam que ao longo dos últimos 30 anos se perderam 50% dos recifes de coral no planeta, devido ao seu branqueamento e à ação do Homem. Pior, sem intervenção direta, dentro de 80 anos os recifes de coral poderão estar extintos.

Sediada na Florida, esta fundação desenvolveu métodos de restauro que foram adotados por empresas em todo o mundo, incluindo pela Reef Restoration Foundation, com a qual a Oris se tornou parceira no ano passado com o lançamento do relógio Great Barrier Reef Limited Edition III.

A CORAL RESTORATION FOUNDATION ESTÁ A DEVOLVER A VIDA A CARYSFORT REEF, NA FLORIDA

Carysfort faz parte da Florida Reef Tract, que é a terceira maior barreira de coral do mundo e a única nos EUA. Situa-se dentro do Santuário Marinho Nacional de Florida Keys. Nos anos 50 e 60 foi o epicentro da pioneira indústria de mergulho recreativo.

► Carysfort é um recife de coral localizado aqui.

Ao longo dos últimos 40 a 50 anos, a barreira degradou-se muito e a população de corais nas Keys diminuiu cerca de 98%.

Martha Roesler, da Coral Restoration Foundation

“Nunca antes a Humanidade enfrentou a extinção de todo um ecossistema”, afirma Martha Roesler, Chief Development Officer na Coral Restoration Foundation. “Mas, apesar da ameaça contínua aos recifes de coral por parte das alterações climáticas, ainda há esperança. No final de 2020 a fundação terá devolvido 30.000 corais a Carysfort Reef”, afirma a responsável.

Todavia, desde 2014, a fundação tem trabalhado para restaurar Carysfort Reef e já conseguiu avanços significativos para garantir o seu futuro.

Até agora a fundação devolveu cerca de 25.000 corais ao recife, através dos seus programas de plantação, número que irá aumentar para pelo menos 30.000 no final de 2020.

Por oceanos mais limpos
Esta não é a primeira vez que a Oris lança um relógio filantropo, dedicado a projetos de conservação marinha. A marca, que tem feito campanha ativa por mares mais limpos e esforços de conservação mais abrangentes, trabalha com várias organizações sem fiss lucrativos de conservação marinha. O “The Oceans Project” consiste numa série de relógios projetados com este enquadramento ambientalista. Sob os auspícios do projeto foram já concebidos outros quatro relógios de mergulhador: o Great Barrier Reef Limited Edition III; o Clean Ocean Limited Edition; o cronógrafo Oris Blue Whale; e o Oris Carysfort Reef Gold.
Cada modelo é dedicado a uma missão especial
O Great Barrier Reef III está ligado ao maior e mais diversificado sistema de recifes do mundo, numa parceria com a Reef Restoration Foundation. O Oris Clean Ocean é dedicado à limpeza dos oceanos, numa parceria com a Pacific Garbage Screening, que desenvolveu uma plataforma flutuante inovadora que age como uma peneira gigante, recolhendo resíduos plásticos dos rios, estuários e oceano. O objetivo do Oris Blue Whale é proteger a baleia azul, o maior animal do mundo, cujo futuro está ameaçado. Para tal, a Oris firmou uma parceria com a instituição Whale and Dolphin Conservation. Por sua vez, o Oris Carysfort Reef Gold foi uma edição limitada a 50 exemplares com detalhes em ouro amarelo 18K dedicada à Reef Restoration Foundation.
Este Oris Carysfort Reef é, pois, o terceiro em apoio à Coral Restoration Foundation.
Para além desta coleção “The Oceans Project”, a Oris já criou outros relógios inspirados e destinados a apoiar diferentes causas ligadas aos oceanos. Eis uma lista desses vários relógios, por ordem cronólogica de lançamento:

2010 – Great Barrier Reef L.E. I
2011 – Maldives L.E.
2012 – Tubbataha L.E.
2014 – Aquis Red L.E.
2015 – Great Barrier Reef L.E. II
2016 – El Hierro L.E.
2017 – Staghorn Restoration L.E.
2017 – Hammerhead L.E.
2018 – Clipperton L.E.
2019 – Clean Ocean L.E.
2019 – Aquis Date Relief
2019 – Blue Whale L.E.
2019 – Great Barrier Reef L.E. III
2020 – Lake Baikal L.E.
2020 – Carysfort Reef L.E.

 

Artigo anteriorMovimento Transformers quer combater isolamento juvenil através de uma app
Próximo artigoSolução inteligente de iluminação ajuda a combater COVID-19