A pensar na saúde mental de milhares de jovens que foram “obrigados” a ficar em casa devido à pandemia e numa altura já de férias escolares, o Movimento Transformers decidiu fazer uma ação de “payback” nacional, disponibilizando uma aplicação para smartphones que incentiva os jovens a responder a desafios e, por sua vez, a desafiar outros a completar estas tarefas.

Conceito de payback: dar retorno à comunidade através dos talentos que aprendemos.

O objetivo é combater o isolamento social nestas faixas etárias, garantindo, não só a segurança de todos, como a saúde mental.

Movimento Transformers

O isolamento social em crianças e jovens – e a sua relação com a saúde mental – tem sido alvo de análise por parte de várias organizações mundiais, como a UNICEF, que recentemente publicou um artigo com várias estratégias para tentar mitigar este problema. Entre os conselhos, a organização internacional recomenda aos jovens que mantenham uma rotina, procurem novas formas de se conectarem com os outros e usem a tecnologia em seu favor.

O Movimento Transformers é um movimento nacional de voluntariado, recomendado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Com sede no Porto, o Movimento conta com cerca de 50 voluntários e 600 aprendizes, e desenvolve as suas atividades em regime regular em 22 municípios portugueses.

Os mentores voluntários dão aulas semanais de diferentes talentos (culinária, futebol, kickboxing, remo, surf, expressão musical, teatro, meditação, fotografia, etc.) a grupos de aprendizes, essencialmente crianças e jovens em risco e sensores isolados. Esses grupos de aprendizes, ao longo do ano, devem identificar um problema social e resolver esse problema através da atividade que lhes foi atribuída (payback).

app Payback Challenge

A app “Payback Challenge”, disponível na Play Store para dispositivos Android, conta também com uma versão online, facilmente acessível nos restantes dispositivos, através de qualquer browser.

Ver, por videochamada, a série preferida com alguém, é um exemplo dos 31 desafios que a “app” vai lançar – um por dia – aos jovens que aderirem a esta campanha dos Transformers. Para isso, basta descarregar a app – ou aceder online – registar uma alcunha e completar o desafio diário. Quando o desafio estiver concluído, o feito deve ser partilhado nas redes sociais, através de uma imagem ou vídeo, acompanhado pela hashtag #paybackchallenge.

Sabia que…

… o Projeto das Escolas de Superpoderes (Associação Juvenil Transformers) recebeu o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, de 46,98% – 29.950€? Trata-se de uma das Academias de Conhecimento Gulbenkian.

 

“No Movimento Transformers usamos o termo ‘payback’ para colocarmos os/as nossos/as aprendizes à prova. Em tempos de reinvenção e adaptação, aquele que era o trabalho concretizado no terreno, passou para o meio online. A nossa equipa de aprendizes identificou o isolamento social nestas faixas etárias como um problema com vários efeitos negativos para a saúde mental de todos/as. Lançamos agora estes desafios para que os/as jovens possam ser parte ativa do processo. Como o objetivo de uma atividade de ‘payback’ passa pelo minimizar de um problema social, lançamos esta app para que os desafios sejam partilhados, de forma a envolver toda a comunidade na sua resolução”, explica Inês Alexandre, CEO do Movimento Transformers.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of