A Ford tornou gratuito, para os seus clientes europeus, o acesso a serviços para veículos conectados, permitindo aos condutores o livre controlo e monitorização das principais funções dos seus veículos, a partir dos seus smartphones.

Os condutores acedem às funções dos veículos conectados através da app FordPass, a qual possibilita acionar vários serviços remotos, incluindo a verificação do estado do veículo, níveis de combustível e de óleo, autonomia, abertura e fecho das portas.

Anteriormente, os serviços para veículos conectados estavam disponíveis para proprietários de veículos novos no formato de assinatura experimental de dois anos.

Agora, a Ford decidiu não cobrar os custos de assinatura da maioria dos seus serviços conectados, proporcionando aos automobilistas poupar até 600€ durante o ciclo de vida de um veículo.

Ford

O que pode ser feito com a app?

  • Com a app FordPass, os condutores podem ligar o motor do veículo de forma remota, climatizando o habitáculo para uma temperatura confortável antes de seguir.
  • As notificações e os alertas das condições do veículo alertam para qualquer situação que mereça a atenção do condutor, como baixa pressão nos pneus ou problemas com os faróis. A app FordPass pode também mostrar a localização exata do veículo.
  • Com a possibilidade de trancar e destrancar remotamente o seu veículo, os condutores podem também confirmar se, de facto, a viatura ficou fechada depois de a terem deixado; esta função permite ainda garantir acesso temporário a um amigo ou familiar, sem que seja necessário o recurso à chave física da viatura.
  • Os proprietários podem visualizar e descarregar resumos das deslocações mais recentes, para analisar melhor a sua utilização e os custos associados de combustível, ou ajudar na contabilização de quilómetros percorridos em trabalho. As deslocações podem também ser sobrepostas num mapa para mostrar locais identificados com travagens ou acelerações bruscas recentes, promovendo uma condução mais eficiente.
  • A app FordPass também fornece apoio em caso de avaria, em coordenação automática com os serviços de assistência em estrada, para permitir aos automobilistas seguir viagem o mais rapidamente possível. A app FordPass envia informações de localização e diagnóstico do veículo ao serviço de assistência em viagem, oferecendo aos condutores a possibilidade de ver onde se encontra o seu serviço de assistência e com que rapidez irá ao seu encontro.

Funcionalidades para veículos electrificados

O sistema FordPass proporciona recursos adicionais que ajudarão os proprietários de veículos eletrificados, como os seus Plug-In Hybrid (caso do Kuga e do Explorer).

Juntamente com informações sobre o nível da bateria e a autonomia de condução elétrica, a app FordPass permite o agendamento do carregamento do veículo. Os utilizadores da app FordPass podem configurar a hora de partida, aquecendo ou arrefecendo o habitáculo enquanto o veículo está em carga, mantendo bateria para alcançar a melhor autonomia possível. A app FordPass inclui também um localizador de postos de carregamento.

A app disponibiliza, também, dados acerca da utilização de combustível e energia elétrica incluindo a energia recuperada através da travagem regenerativa e as distâncias percorridas em modo 100% elétrico.

Ford Explorer 2020

Ford Impulsiona Veículos Comerciais Conectados: Modem, Serviços Conectados e Updates Over-the-Air Incluídos

Por seu lado, a Ford está igualmente tornar a grande maioria dos seus veículos comerciais conectados de origem.

O modem FordPass Connect está agora instalado nos sete principais produtos da gama de comerciais da Ford, incluindo a Ford Transit, Ford Custom e a Ranger.

Os serviços conectados FordPass Connect, disponibilizam um leque de características para promover a conveniência da produtividade remota através da mencionada app FordPass Pro.

A app FordPass Connect também disponibiliza updates de software over-the-air (OTA) para manter os veículos comerciais a par da mais recente tecnologia, actualizando-os sem fios com as novas funcionalidades.

O modo Guard, um novo sistema de segurança acessível através da app FordPass Pro, será a primeira funcionalidade ativada através de um update OTA.

Este modo de segurança reforçado monitorizará – quando for disponibilizado no final de 2020 – os veículos comerciais em tempo real, enviando aos clientes alertas de potenciais falhas de segurança.

“A conectividade é o pilar da nossa missão para entregar veículos inteligentes para um mundo inteligente. Produzimos recentemente o nosso veículo comercial conectado nº 100.000 e esperamos entregar o número um milhão nos próximos três anos”, diz Mark Harvey, diretor para a Mobilidade de Veículos Comerciais, da Ford Europa.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of