A Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF (ANP|WWF) apresentou a Pyros Collection, um conjunto de peças de mobiliário desenhadas e produzidas pelo arquiteto Nuno Lacerda (CNLL Architects) a partir de madeira queimada.

A iniciativa visa, sobretudo, não deixar as tragédias dos incêndios caírem no esquecimento.

A Pyros Collection, uma ideia criativa da agência FCB Lisboa, pretende alertar os nossos governantes para o problema que persiste e incentivá-los a apostarem na prevenção.

Trata-se de um conjunto de peças de mobiliário com design moderno e nomes alusivos ao tema, como a mesa Ignis (incêndios), o banco Lacrimae (lágrimas) ou a mesa Devastio (devastação).

Para Nuno Lacerda, autor e editor multidisciplinar nas áreas da arquitetura, design e cenografia, esta coleção “é uma espécie de anti design, apresentando um conjunto de peças que, em vez de gerar conforto, pretende gerar desconforto”.

A ANP|WWF enviou duas das peças da Coleção Pyros, a cadeira Tenebrys (escuridão) e o banco Lacrimae ao Primeiro Ministro, António Costa, e ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes. O objetivo é simples: incentivar as autoridades a olhar para os fogos de 2019 como incidentes planetários, que se vão repetir em Portugal, e a implementarem medidas de prevenção capazes de evitar, no futuro, tragédias de grande dimensão, como os super incêndios de junho e outubro de 2017, que tiraram a vida a 109 portugueses.

As peças estarão em exposição até 11 de julho no átrio central do centro comercial Alegro Sintra.

João Remondes, Líder de Transformação e Impacto Positivo da Ceetrus, sublinha que “a Ceetrus Portugal acolhe esta exposição com o objetivo de colaborar na sensibilização para a problemática dos incêndios, nomeadamente a importância da sua prevenção. O impacto dos incêndios para as comunidades, ecossistema e economia são avassaladores, e cabe a todos nós ter um papel ativo neste alerta e fazer parte da solução. É neste seguimento, que nos unimos à ANP|WWF e abrimos o nosso espaço a esta exposição, afirmando o compromisso da Ceetrus em contribuir para um mundo mais sustentável, e impulsionar ações concretas e transformadoras das atitudes que venham a resultar num impacto positivo para toda a comunidade”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of