O Grupo Volvo anunciou o estabelecimento de uma parceria estratégica com a Waymo, líder mundial no desenvolvimento de tecnologia para a condução autónoma.

O Grupo Volvo inclui as empresas Polestar e Lynk & Co. International.

A Waymo será o parceiro exclusivo do fabricante sueco para o nível 4 da condução autónoma (segundo os critérios definidos pela SAE International).

As empresas irão trabalhar conjuntamente de forma a integrar a tecnologia de condução autónoma da  Waymo – o Waymo Driver – numa nova plataforma de veículo elétrico focada na mobilidade para serviços de boleia.

Volvo

“Os automóveis de condução totalmente autónoma têm o potencial de melhorar a segurança nas estradas para níveis nunca antes vistos e de revolucionar a maneira como as pessoas vivem, trabalham ou viajam. A nossa parceria com a Waymo abre oportunidades de negócio empolgantes para a Volvo Cars, a Polestar e a Lynk & Co.”, enfatiza Henrik Green, chief technology officer da Volvo Car Group.

Para além da parceria com a Volvo, a Waymo tem acordos com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Jaguar Land Rover (JLR) e Renault Nissan Mitsubishi, permitindo avançar a implementação do Waymo Driver em várias plataformas de veículos.

Do lado da Waymo, o seu Chief Automotive Officer, Adam Frost “esta é uma parceria estratégica que irá preparar o terreno para a implementação do Waymo Driver nos próximos anos e representa um marco muito importante num setor altamente competitivo como o é o da tecnologia de condução autónoma. Partilhamos a mesma visão do Volvo Car Group em criar um futuro de condução autónoma, onde as estradas são mais seguras e o transporte é não só mais acessível como também mais ecológico”.

Artigo anteriorFord quer alcançar a neutralidade de carbono até 2050
Próximo artigoCitroën C4 elétrico chega no final do ano a Portugal