A decisão da Volvo em colocar à disposição da comunidade e investigadores de todo o mundo e de modo gratuito os seus dados de sinistralidade recolhidos durante décadas, e que têm permitido construir a segurança dos veículos da marca sueca, já tem seguidores.

A Toyota Motor Corporation (TMC) anunciou agora que irá disponibilizar também gratuitamente o seu software de segurança virtual de corpos humanos – THUMS (Total Human Model for Safety), a partir de janeiro de 2021.

O THUMS é um programa virtual do corpo humano para análise computacional de lesões corporais causadas em colisões de veículos.

“Com o objetivo de atingir uma sociedade com mobilidade segura, espera-se que o acesso livre ao THUMS e o uso subsequente por outros aumente a segurança de veículos em estrada”, afirma a Toyota.

Projetado para auxiliar na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de segurança dos automóveis, e desenvolvido em cooperação com a Toyota Central R&D Labs., quando o THUMS foi lançado, no ano 2000, foi o primeiro software virtual do mundo que simulava o corpo humano, permitindo a simulação e análise de ferimentos causados em colisões de veículos.

Desde então, e até à última versão 6, lançada no ano passado, o software evoluiu continuamente para adicionar uma variedade de “corpos” com diferentes géneros, idades e características físicas, que incluem estruturas esqueléticas, cérebro, órgãos internos e músculos.

Análise mais detalhada de lesões

Comparado com os manequins de testes de colisão (“crash test dummies”) habitualmente utilizados em testes de colisão de veículos, o THUMS é capaz de analisar lesões com mais detalhe, porque modela com precisão as formas e características dos corpos humanos.

A realização de simulações em computadores também permite a análise repetida de uma variedade de diferentes padrões de colisão, enquanto pode reduzir drasticamente os prazos de entrega e os custos associados aos testes de colisão.

Atualmente, o THUMS é usado em pesquisa de segurança de veículos por mais de 100 entidades (fabricantes, fornecedores, universidades, instituições de pesquisa e outros), em vários países do mundo.

O THUMS é empregue na pesquisa e desenvolvimento de muitas tecnologias diferentes de segurança, como cintos de segurança, airbags e estruturas de veículos que ajudam a reduzir os riscos de lesões em colisões de veículos com peões. As organizações de avaliação de segurança de veículos estão também a considerar o uso do THUMS para testes virtuais no futuro.

A Toyota espera que ao disponibilizar o THUMS gratuitamente, não só permita que um número maior de instituições e fabricantes o utilize para as suas pesquisas de segurança de veículos, mas também que a experiência de utilização do software vá melhorando, à medida que os utilizadores fazem melhorias no software e partilhem os resultados com outros utilizadores.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of