O Grupo PSA tem estado em grande atividade nas últimas semanas, com diversos lançamentos de modelos elétricos. A Citroën, um dos emblemas do Grupo PSA anuncia agora uma versão 100% elétrica do monovolume SpaceTourer, desenvolvido a partir da plataforma EMP2.

Chegará aos stands no final de 2020.

O ë-SpaceTourer tem dois níveis de autonomia, consoante a potência da bateria que se escolha (50 kWh/230 km ou 75 kWh/330 km, no ciclo de homologação WLTP):

  • Até 230 km no ciclo WLTP, quando equipado com uma bateria de 50 kWh de 18 módulos. Disponível nas silhuetas XS (disponível por encomenda), M e XL.
  • Até 330 km no ciclo WLTP, quando equipado com uma bateria de 75 kWh de 27 módulos. Disponível nas silhuetas M e XL.

A bateria tem garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% da capacidade de carga (com certificado de capacidade da bateria em cada revisão).

Três comprimentos

O modelo apresenta uma gama com três comprimentos (XS: 4,60 m – disponível por encomenda); M: 4,95 m; XL: 5,30 m) e possibilidade de configuração interior que permite transportar até 8 ou 9 pessoas.

Tamanho Comprimento Distância entre eixos Projeção
traseira
Volume da bagageira
VDA – 5/6 lugares
XS 4,60 m 2,92 m 0,80 m 1.978 l
M 4,95 m 3,27 m 0,80 m 2.381 l
XL 5,30 m 3,27 m 1,15 m 2.932 l

 

O ë-SpaceTourer prossegue a ofensiva elétrica da Citroën em 2020, no seguimento do SUV C5 Aircross Hybrid, do Ami e do ë-Jumpy.

Duas versões

Para além de utilizações particulares (como famílias numerosas e associações), o ë-SpaceTourer adapta-se às necessidades dos profissionais (navettes e táxis), disponibilizando a marca francesa duas versões: “Feel” para particulares e “Business” para profissionais.

O ë-SpaceTourer Feel, nas 3 dimensões (XS, M e XL) (XS por encomenda), está disponível com 9 ou 8 lugares.

O ë-SpaceTourer Business, disponível em 3 comprimentos (XS, M e XL) (XS por encomenda), e sempre na configuração de 9 lugares.

Para transportar todos os tipos de objetos, cada banco pode ser rebatido separadamente, incluindo o do passageiro da frente;

Os bancos traseiros podem ainda ser retirados para dar lugar a um piso totalmente plano e dispor de volume maximizado para os objetos mais volumosos.

A sua altura de 1,90 metros possibilita que aceda aos parques de estacionamento e as suas portas laterais deslizantes mãos livres e a abertura do óculo traseiro conferem-lhe versatilidade de arrumação.

100 kW de potência

A sua potência máxima é de 100 kW (136 cv) com um binário máximo de 260 Nm.

Este monovolume BEV tem uma velocidade máxima de 130 km/h qualquer que seja o modo utilizado (Eco, Normal, Power).

O seletor para os 3 modos tem as seguintes características:

  • Normal- 80 kW/210 Nm: permite o melhor compromisso entre autonomia e prestações dinâmicas;
  • Eco- 60 kW/190 Nm: otimiza o consumo de energia reduzindo o desempenho do aquecimento e do ar condicionado, sem os desativar, e limitando o binário e a potência do motor;
  • Power – 100 kW/260Nm: permite, com a lotação máxima a bordo, um desempenho equivalente ao que se obtém no modo Normal sem passageiros.

O motor recupera a energia durante as fases de travagem ou desaceleração do veículo, havendo dois modos de recuperação de energia em travagem: Normal (Standard) e Aumentado, para uma maior desaceleração ao libertar-se o pedal do acelerador. Este modo é acionado com o botão Brake do comando da caixa de velocidades.

Dois carregadores de bordo

O acesso à tomada de carregamento situa-se no guarda-lamas dianteiro esquerdo do ë-SpaceTourer e o carregamento é efetuado no modo Parking.

Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo: de série um carregador de 7,4 kW monofásico e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW.

Existem três formas de proceder ao carregamento no ë-SpaceTourer:

  • Carregamento doméstico (em casa – local de trabalho – parque de estacionamento)

Compatível com uma tomada normal de 8 A,
Compatível com uma tomada reforçada de 16 A (estojo + tomada Green’Up em opção)

  • Carregamento rápido privado ou público com instalação de um estojo de carregamento acelerado Wallbox

Wallbox 32 A monofásico
Wallbox 16 A trifásico

  • Carregamento super-rápido em postos públicos.
Doméstico

8A

Green’up 16A Wallbox 32A monofásico Wallbox 16A trifásico Carga super rápida
Potência elétrica 1.8 kW 3.6 kW 7.4 kW 11 kW 100 kW
Bateria 50 kWh 31h 15h 7h30 4h45 30 min
Bateria 75 kWh 47h 23h 11h20 7h 45 min

 

Para apoiar os seus clientes, a Citroën dispõe de uma oferta de carregamento sob medida, uma solução que inclui dispositivos (tomadas normais e tomadas reforçadas Green Up ou Wallbox) e instalação em casa ou no local de trabalho. A marca selecionou um parceiro recomendado para cada país europeu (em Portugal é a EYSSA-TESIS, empresa do grupo ETRA).

 

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