A recente parceria assinada entre a multinacional chinesa de telecomunicações Huawei, a Universidade de Aveiro (UA) e o Instituto de Telecomunicações (IT) para a criação de um laboratório em Aveiro dedicado ao 5G e à Inteligência Artificial coloca Aveiro e Portugal como pólo de inovação tecnológica à escala internacional.

O laboratório atuará no sentido de apoiar a indústria na criação, de soluções fiáveis para diferentes setores que permitam assegurar uma transição bem-sucedida para a sociedade digital em Portugal.

Uma nova geração de redes de comunicação e articulação entre equipamentos abrem-se com o 5G.

Esta parceria “permitirá à Universidade de Aveiro assumir um posicionamento de liderança nas áreas da tecnologia digital e das comunicações”, salienta o Reitor da UA.

Paulo Jorge Ferreira sublinha a relevância desta parceria para a UA e para a região: “A infraestrutura laboratorial que a Huawei instalará na Universidade de Aveiro tem um valor inestimável para o avanço da investigação, para o enriquecimento da nossa formação pós-graduada e para a afirmação internacional da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações numa área tão dinâmica das telecomunicações como são as tecnologias de nova geração, com profundos benefícios para a Região de Aveiro, para a inovação da nossa indústria e para a transição digital da nossa sociedade. Trata-se, assim, de mais um passo na direção certa – a olhar o futuro”.

Para José Carlos Pedro, professor da UA e presidente da Comissão de Gestão do IT “esta infraestrutura laboratorial de excecional valor para a investigação e apoio à formação pós-graduada desenvolvidas no IT” recoloca a instituição num restrito conjunto de “unidades de investigação a nível mundial com acesso a tais instrumentos de investigação científica de ponta”, permitindo cumprir ainda melhor a sua missão ao serviço à comunidade.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of