O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o TED-Ed associaram-se e lançaram a Escola da Terra. Através desta ferramenta é permitido o acesso gratuito a conteúdo educacional, o que acaba por ser uma ajuda extra para alunos, pais e professores de todo o mundo atualmente em isolamento.

Os materiais são apresentados em diversos formatos, de entre os quais: vídeos, textos e atividades. Estes servirão, acima de tudo, para aprimorar conhecimentos acerca do meio ambiente e incentivarem os jovens a ter uma maior empatia em relação à natureza.

Os conteúdos são disponibilizados no site do TED-Ed em 10 idiomas, de entre os quais português. Os temas debatidos nesta plataforma são destinados a crianças e jovens com idades compreendidas entre 5 e 18 anos. Fazem parte da lista matérias sobre animais, mudanças climáticas e até fazendas subaquáticas.

O TED-ed é a vertente educacional do projeto TED. Esta ferramenta incluí uma biblioteca virtual com milhares de aulas interativas acerca das mais diversas temáticas. Os conteúdos são da autoria de 500.000 educadores de todo o mundo.

Escola da Terra conta com parceiros de renome

O diretor do TED-Ed, Logan Smalley, afirma que a Escola da Terra “é uma parceria entre vários educadores talentosos e parceiros de renome”. Alguns dos conteúdos disponibilizados nesta plataforma foram preparados por organizações como a National Geographic e a BBC, por exemplo.

“Estamos orgulhosos e emocionados por ver a iniciativa ter um impacto tão positivo na curiosidade geral dos alunos que estão em casa”, realça Logan Smalley. Este impacto é especialmente importante porque “os alunos de hoje serão responsáveis pela gestão do nosso planeta no futuro”, acrescenta.

1.5 bilhão de estudantes afetados com interrupção escolar

Inger Andersern, diretora do PNUMA avança que “há biliões de crianças que pararam de ir à escola devido ao COVID-19”. Contudo, na opinião da diretora “não se pode interromper assim a educação das nossas crianças e jovens”. Foi por isso que a UNESCO desenvolveu uma iniciativa chamada Coalizão Global de Educação.

O principal objetivo é facilitar as oportunidades de aprendizagem inclusiva para crianças e jovens durante este período de interrupção educacional súbita e sem precedentes. Como elemento desta Coalização, a PNUMA está a tentar que os conteúdos da Escola da Terra sejam adaptados e disponibilizados também aos estudantes que não têm acesso à internet.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of