Armor: marca francesa lança capa solar que carrega veículos elétricos

0
680

Falamos frequentemente de veículos elétricos nos nossos artigos, hoje vamos dar-lhe a conhecer uma inovadora forma de carregar este género de transportes.

Apesar de mais ecológicos e mais económicos em termos de consumo, ainda há quem fique reticente em relação à aquisição de elétricos. Um dos motivos para isso é toda a logística que envolve o carregamento dos mesmos. Mas e se for possível carregar o seu carro em qualquer lugar usando apenas uma capa que absorve energia solar?

A Armor é uma companhia francesa especializada no fabrico de painéis solares. O grupo é responsável, por exemplo, pelo lançamento do Asca. Um mecanismo que usa compostos semi-condutores baseados em polímeros orgânicos, tudo impresso em películas flexíveis.

Há estudos que comprovam a capacidade de as películas flexíveis serem enroladas e desenroladas até 50 vezes sem se danificarem. Graças à sua flexibilidade e ao seu peso reduzido, o ASCA é adaptável a diversos tipos de superfície. Nomeadamente às curvaturas dos automóveis.

Um dos últimos projetos da Armor consistiu em aplicar as películas de painéis solares flexíveis num veículo elétrico. E sim, já existiam várias opções que permitiam carregar os elétricos com a ajuda dos sistemas dos painéis solares. No entanto, esta é uma proposta inovadora na medida em que é a primeira vez que o mecanismo é apresentado sobre a forma de capa e não como parte integrante do veículo.

Mais detalhes sobre este equipamento

Em termos de dimensões, esta película com painéis solares tem quatro metros quadrados. Ou seja, tem capacidade para assegurar uma carga extra ao elétrico e reforçar a autonomia deste em um máximo de quinze quilómetros. Basta deixar o carro estacionado ao sol durante oito horas para usufruir destes benifícios.

Como é óbvio, a capa não é a opção ideal para as pessoas que habitualmente estacionam em ambientes cobertos. Mas é uma excelente forma de se proteger o veículo de possíveis desgastes causados pelo sol ao mesmo tempo que se faz o seu carregamento. Além disso, o fabricante faz questão de realçar que estas capas solares retráteis ajudam a reduzir a pegada de carbono durante as viagens.

Fontes da Armor confidenciaram que numa próxima fase irão aprimorar a tecnologia que hoje lhe estamos a apresentar. O objetivo é conseguir que a capa passe a oferecer uma automonia diária de 48 quilómetros aos elétricos. Recorde-se que atualmente este produto gera uma automonia extra de apenas quinze quilómetros.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of