Depois do processo de pré-reserva do 500 elétrico “la Prima” Cabrio (edição numerada já esgotada), a Fiat expande a gama do novo 500 EV com uma segunda “Launch Edition”, desta feita na carroçaria berlina.

O novo 500e “la Prima” berlina – fornecido com easyWallbox – tem o preço de 34.900 euros e já está em destaque na nossa secção de mercado.

O motor oferece 87 kW de potência, sendo a velocidade máxima automaticamente limitada a 150 km/h. A aceleração de 0-100 km/h é em 9,0 segundos, ao passo que de 0-50 km/h, o modelo leva 3,1 segundos.

As baterias de iões de lítio, com capacidade de 42 kWh proporcionam ao modelo até 320 km de autonomia no ciclo WLTP.

3 cores disponíveis

“Tal como no período do pós-guerra, quando a primeira geração do Cinquino deu vida à difusão da mobilidade, também agora o novo 500 [terceira geração, n.d.r.] está a seguir um caminho inovador, canalizando espírito positivo e alegria de viver ao oferecer nova dimensão e nova personalidade à mobilidade elétrica urbana”, refere a marca.

Os clientes do novo 500 “la Prima” berlina podem escolher entre três exclusivas cores de carroçaria, “inspiradas nos elementos fundamentais da natureza”, segundo o construtor: Verde Ocean (micalizada), reminiscência do mar; Cinzento Mineral (metalizada), dedicada à Terra; e Azul Celestial (tricamada), recordando o céu.

Os extras de série incluem faróis dianteiros Full LED, jantes em liga leve de 17”, aplicações cromadas nos painéis laterais e tablier e bancos revestidos de ecopele.

Tempos de carregamento

Para otimizar o tempo de recarga, o modelo possibilita o carregamento em DC até 85 kW, de forma a carregar a bateria mais depressa.

Nesse enquadramento, são precisos 5 minutos para acumular energia suficiente para percorrer 50 km.

O carregamento rápido consegue também reabastecer a bateria até 80% em apenas 35 minutos.

A tomada inteligente “Combo 2”, localizada no painel lateral direito do veículo, permite o carregamento tanto em AC como em DC. “Chamamos-lhe tomada ‘inteligente’ por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de feedback sobre o estado de carga da bateria”, esclarece o construtor.

primeiras entregas em outubro.

EasyWallbox para cargas domésticas

Estão ainda disponíveis soluções de carregamento domésticas. Tanto a versão berlina, como a versão cabrio do Novo 500 “la Prima”, incluem o sistema de carregamento EasyWallbox, que pode ser ligado à rede de distribuição elétrica doméstica. A ENGIE Eps desenvolveu este dispositivo de potência de carregamento até 2,3 kW para a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o qual será comercializado pela Mopar nos principais mercados europeus de modo a coincidir com o lançamento do modelo.

A marca indica que a easyWallbox está preparada para um upgrade de potência até 7,4 kW. O modelo é ainda fornecido com cabo “Modo 3” que permite o carregamento tanto em casa como em postos públicos até 11 kW.

Três modos de condução, incluindo modo “Sherpa”

O 500 EV dispõe de três modos de condução: “Normal”, “Range” e “Sherpa”, que podem ser selecionados de acordo com o estilo de condução.

O modo “Sherpa”, em particular, otimiza os recursos disponíveis para garantir que o destino programado é alcançado. Para tal, atua sobre diversos componentes de maneira a reduzir o consumo de energia ao mínimo, para assegurar que se consegue chegar ou ao destino definido no sistema de navegação ou à estação de carregamento mais próxima.

Tal como um “Sherpa dos Himalaias”, que está encarregado de toda a expedição, guiando-a até ao seu destino, este modo de condução ajusta vários parâmetros: velocidade máxima, limitada a 80 km/h, resposta do acelerador para reduzir o consumo de energia e desativação dos sistemas de ar condicionado e aquecimento dos bancos, sendo que ambos podem ser reativados pelo condutor em qualquer altura.

O modo “Normal” aproxima-se o mais possível da condução de um veículo com tradicional motor de combustão interna, enquanto o modo “Range” ativa a função “one-pedal-drive”. Ao selecionar este modo, é possível conduzir o 500 utilizando apenas o pedal do acelerador. Esta opção maximiza a travagem regenerativa e, logo, também a autonomia. Em qualquer caso, é necessário carregar no pedal do travão para imobilizar completamente a viatura.

O 500 “la Prima” berlina é equipado, de série com o novo sistema de infoentretenimento UConnect 5: visor Full TFT de 7”, Rádio DAB, Ecrã Tátil NAV de 10,25”, CarPlay / Android Auto sem fios, disponibilizando ainda serviços conectados via UConnect Box e o conjunto de UConnect Services.

Sabia que…
… a terceira geração do 500 é o primeiro modelo da FCA equipado com o sistema de infoentretenimento de quinta geração UConnect 5, disponível com ecrã de 10,25”?

Uma vez ligado à UConnect Box, o sistema UConnect 5 oferece aos clientes uma série de serviços de conectividade; a saber:

  • “My Remote” (através de uma app móvel no próprio smartphone, os clientes podem agendar o carregamento da viatura para os períodos mais convenientes, encontrar a localização exata do carro, bloquear e desbloquear as portas, ligar e desligar as luzes, programar o sistema de ar condicionado e definir alertas de condução com base na velocidade e na posição do veículo);
  • “My Car” (para verificar as condições e o estado da viatura a partir do smartphone e verificar o nível de carga da bateria, a pressão dos pneus, a quilometragem e a manutenção programada);
  • “My Navigation” (através de uma app móvel no smartphone, é possível enviar o próprio destino para o sistema de navegação da viatura, encontrar um itinerário, ver a localização de estações de carregamento nas proximidades da viatura, com indicações visuais no mapa dos pontos onde é possível chegar, em função do nível de carga da bateria no momento);
  • e “My eCharge” (para gerir todas as sessões de carregamento, seja em pontos de carregamento públicos – que também podem ser reservados e pagos –, seja na wallbox de casa).

Fiat 500e Berlina numa edição limitada “La Prima”.

Pré-reserva sem deixar depósito

Dirigida aos clientes que desejam ser dos primeiros a descobrir o 500e “la Prima”, a Fiat lançou uma iniciativa de pré-reserva a partir do site da marca. Agora, nesta fase 2, é possível manifestar interesse na viatura sem ter de pagar depósito, tanto para a carroçaria berlina, como para a cabrio.

“A manifestação de interesse não é vinculativa, pois não representa uma encomenda ou venda seja de que modo for e, portanto, não constitui um processo de compra de ativos, serviços ou outros bens, incluindo online”, esclarece o fabricante.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of