A parceria que a Volvo tem firmada com a Luminar irá culminar na aplicação da tecnologia LIDAR na sua próxima geração de automóveis.

O objetivo é introduzir a primeira tecnologia de condução totalmente autónoma da Volvo em autoestradas, abrindo caminho para futuros desenvolvimentos de segurança ativa.

A nova plataforma Volvo SPA 2 (Scalable Product Architecture 2) receberá hardware para a condução autónoma no início da sua produção, projectada para 2022, com o LiDAR perfeitamente integrado.

Os automóveis baseados na SPA 2 receberão atualizações automaticamente.

Função “Highway Pilot”

Caso os clientes o pretendam, a função “Highway Pilot”, que permitirá uma condução totalmente autónoma em autoestrada,  será ativada caso se verifiquem as condições de segurança ideais em função da localização geográfica detetada.

Qual a diferença entre LIDAR, radar e sonar?

Um Radar emite ondas de rádio em direção aos objetivos, um Sonar emite ondas acústicas (isto é, som) em direção à paisagem circundante e um LIDAR emite raios de luz em direção aos objetos.

Para além da “Highway Pilot”, a Volvo Cars e a Luminar também estão a estudar o papel da tecnologia LIDAR na melhoria dos futuros sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e a possibilidade de  equipar de série todos os novos automóveis baseados na plataforma SPA2 com um sensor LiDAR.

Para ativar o “Highway Pilot”, a tecnologia da Luminar irá funcionar com o software de condução autónoma e com as câmeras, com os radares e com os sistemas de backup para funções como a direção, a travagem e a energia das baterias. Isto permitirá um recurso seguro e totalmente autónomo para utilizar em auto-estrada.

Como funciona o LIDAR?

A tecnologia da Luminar é baseada nos sensores LIDAR (Light Detection and Ranging) que emitem milhões de impulsos de luz laser na banda do infravermelho próximo (IV) para detetar com precisão a localização (e distância) dos objetos.

A distância a um objeto é medida em função da diferença de tempo entre a emissão de um pulso de laser e a deteção do sinal refletido. É semelhante à tecnologia do radar, que utiliza ondas de rádio.

Graças a um poderoso processador, toda essa informação é reunida para digitalizar o ambiente em 3D, criando um mapa temporário em tempo real sem a necessidade de conectividade à Internet.

O LiDAR é um método direto de captura de dados capaz de modelar a superfície do terreno tridimensionalmente. Pode ser definido como um sistema de medição e deteção de objetos através de laser.

O sistema do LIDAR geralmente fica próximo do topo do para-brisas

A tecnologia LiDAR é fundamental para permitir, a existência de automóveis com condução totalmente autónoma e segura, proporcionando os níveis de visão e de percepção ​​que as câmeras e os radares por si só não podem fornecer.

“O LIDAR é a base ideal para a tomada segura de decisões em ambientes complexos a alta velocidade”, destaca a Volvo.

Os sistemas atuais permitem a deteção precisa, em tempo real, de objetos a até 250 metros de distância, o que oferece mais tempo para a reação de um veículo.

Portanto, com os objetos identificados e geolocalizados, o computador do veículo pode prever (e acompanhar) como eles se comportarão e como deve ele reagir mediante isso.

Na sequência deste anúncio, a Volvo Cars e a Luminar estão a aprofundar a sua colaboração para garantir uma produção em série da tecnologia LIDAR. A Volvo Cars assinou também um acordo para possivelmente aumentar a participação minoritária que detém na Luminar.

Para a Luminar, empresa sedeada em Silicon Valley, a parceria com a Volvo Cars representa um passo fundamental para alcançar as economias de escala necessárias para levar a tecnologia à indústria automóvel em geral.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of