No mundo moderno, as pessoas passam em média mais de 90% do seu tempo em ambientes fechados, onde não têm acesso à luz exterior que deveria contribuir para o seu bem-estar.

A exposição à quantidade certa de luz durante o dia, bem como às cores e dinâmicas da natureza, são vitais de várias formas para o ser humano.

Têm um forte impacto no nosso humor, nível de energia, conforto, qualidade do sono, na nossa saúde e bem-estar geral.

A pensar numa forma de melhorar este aspeto, a Signify, empresa especializada em iluminação, apresentou o NatureConnect, uma inovação em iluminação inspirada na natureza que pretende que as pessoas se sintam mais felizes e saudáveis.

O design biofílico incorpora a natureza no ambiente urbano, projetando lugares que conectam os seres humanos ao ambiente. O intuito é criar ambientes mais naturais onde a qualidade de vida seja melhor.

O sistema foi construído com base em princípios de design biofílico, que utilizam os elementos da natureza em espaços interiores para criar ambientes saudáveis, envolventes e inspiradores.

Mais satisfação e produtividade

A proposta de iluminação do NatureConnect foi projetada para beneficiar o corpo e a mente e, em retorno, levar ao aumento da produtividade, do empenho e da satisfação global no local de trabalho.

Em que consiste? Recriar a luz do dia natural, trazendo-a para ambientes interiores.

O NatureConnect combina várias luminárias LED – Daylight, Skylight y Lightscape – com controlo intuitivo para criar um ambiente de iluminação adaptado às necessidades das pessoas, com base em experiências naturais comprovadas:


Apoiar o ritmo natural do ser humano: reproduzindo o ritmo da luz solar para nos ajudar a ser ativos durante o dia e dormir bem à noite;
Oferecer uma vista para o céu: criando a perceção de espaço além das paredes para proporcionar uma sensação de liberdade e uma sensação correta do tempo.
Estar imerso na natureza: ao trazer as cores e a dinâmica da natureza para estimular emoções positivas, é possível aumentar a criatividade e contribuir para que as pessoas trabalhem ativamente em conjunto.

O NatureConnect estará disponível para clientes na Europa a partir de 18 de maio, seguido pelo resto do mundo.

“Tornámo-nos na geração de interiores, a viver num mundo ‘always-on’, com um equilíbrio vida-trabalho mais exigente do que nunca “, diz Olivia Qiu, Chief Innovation Officer na Signify. “Muitas empresas estão a mudar a sua abordagem e percebem que investir na saúde e no bem-estar dos colaboradores está a dar resultados. Afinal, funcionários eficientes significam um negócio próspero.”

Projeto está a ser implementado

A primeira implementação do NatureConnect está a decorrer atualmente num dos escritórios da Skanska em Varsóvia, na Polónia, uma empresa internacional de desenvolvimento e construção de projetos.

“Os trabalhadores de escritório passam a maior parte do tempo em ambientes fechados. A qualidade do espaço influencia a sua saúde, conforto e eficiência. Na Skanska, estamos conscientes dessa realidade há muitos anos. É por isso que as soluções inovadoras e amigas do ambiente nos nossos edifícios suportam o bem-estar das pessoas”, disse Katarzyna Zawodna-Bijoch, presidente e CEO da Skanska para a Europa Central e Oriental.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of