O sol é uma excelente forma de produção de energia com muitas aplicações, já. A Garmin acaba de anunciar o Quatix 6X Solar, o primeiro smartwatch náutico com GPS e carregamento solar do mundo.

Este novo relógio possui um ecrã (de dimensões maiores) que capta a energia solar, prolongando a autonomia do dispositivo.

O modelo está equipado com funções náuticas especializadas para navegação, pesca, vela e regata; recursos aprimorados de conectividade geral com plotters compatíveis com Garmin; controlo de entretenimento Fusion-Link; e novidades em cartografia BlueChart g3 para total controlo da embarcação no pulso do seu utilizador.

O preço recomendado de venda ao público do Quatix 6X Solar é de 1.149,99 euros (IVA incluído).

Além disso, inclui novas funções de treino aplicáveis aos desportos dentro e fora da água e recursos inteligentes que oferecem melhor comunicação e conectividade.

Sistema de carregamento solar

Para captar a luz do sol, o relógio possui um ecrã de 1,4” que integra uma lente de carregamento solar transparente Power Glass, que usa energia solar para prolongar a vida útil da bateria. Graças a essa tecnologia, os utilizadores terão mais tempo para usar o relógio para desfrutar das suas atividades favoritas, funções de navegação, streaming de música ou perfis de atividades, entre outros.

Além disso, usando um widget, os utilizadores podem verificar o desempenho e a capacidade de captura solar do seu relógio, diretamente no pulso e em tempo real.

Até 120 dias de bateria

“Estamos muito satisfeitos em oferecer carregamento solar na nova série Quatix 6, um relógio que foi sempre muito bem recebido e que agora também oferece maior rendimento da bateria graças à tecnologia solar”, diz Salvador Alcover, diretor geral da Garmin Iberia.

Refere a marca que essa tecnologia traduz-se em 80 dias de duração da bateria no modo relógio, além de mais 40 dias graças ao carregamento solar (apenas no modo relógio, assumindo 3 horas de luz por dia a 50.000 lux).

A função personalizável Power Manager permite ao utilizador visualizar e controlar a vida útil da bateria e ajustar os modos de economia de bateria, desativando determinadas funções para prolongar a sua duração de acordo com as suas necessidades.

Controlo da embarcação desde o seu pulso

Seguindo a linha do Quatix 6, o novo relógio solar inclui a função avançada de controlo de piloto automático que permite alterar o rumo, alinhar e conduzir o barco, dando ao navegador uma maior independência para manter o controlo da embarcação, mesmo sem estar no ponto de comando.

Ao olhar para o relógio, o utilizador terá acesso a dados como velocidade, rumo, previsão do tempo, profundidade ou estado das marés até sete dias no local atual, permitindo ter o máximo de informação para ser capaz de prever qualquer situação em alto mar.

O novo dispositivo também permite a memorização e gravação de waypoints para que o utilizador possa adicionar um a partir do relógio e sincronizá-lo automaticamente com o plotter cartográfico conectado.

O Quatix 6X Solar tem uma caixa de titânio e resistente à água a 100 metros de profundidade, medindo 51 mm. As pulseiras podem ser de titânio ou de silicone azul, embora seja possível personalizar o relógio com as diferentes pulseiras QuickFit disponíveis.

A função de ancoragem regista a deriva da âncora e do barco, indicando ao utilizador a longitude apropriada da linha da âncora e alertando-o se o barco entrar em deriva. Além disso, inclui ainda a função de Homem à Água (MOB), que permite guardar a localização MOB e começar a navegar de volta automaticamente.

Às funções de controlo, são adicionados mapas topográficos de toda a Europa, sensores de navegação (GPS, altímetro barométrico e bússola de 3 eixos) e a compatibilidade com a cartografia BlueChart g3 e g3 Vision, que integram os dados mais atualizados graças à tecnologia Garmin e Navionics.

Preparado para a competição em alto mar

O novo Quatix 6 Solar também está pronto para a competição. O dispositivo inclui aplicações náuticas de kayak, pesca, paddle surf, natação, vela e navegação, assim como as suas métricas de desempenho habituais. Destaca a versão melhorada e mais intuitiva da aplicação de ajuda em regatas, que oferece uma linha virtual de partida, distância da linha de partida, contagem regressiva da regata e assistência de viragem.

O relógio inclui diferentes recursos projetados para saber se o corpo está pronto para um dia no alto mar. Um deles é o sensor de frequência cardíaca capaz de monitorizar dados mesmo debaixo de água (OHR) sem a necessidade de uma cinta torácica.

Funções inteligentes

O Quatix 6 Solar facilita o armazenamento de até 2.000 músicas, para que o utilizador possa ouvi-las a qualquer momento e sem necessidade de ter um telemóvel. Para aqueles que querem transportar o mínimo possível, seja no barco, a praticar desporto ou a passear, o Garmin Pay permite-lhes deixar a carteira em casa e pagar com o relógio. O relógio permite ainda receber todas as notificações, chamadas, mensagens de texto e e-mails do seu telefone no seu pulso.

Somando a esta função, o dispositivo possui um monitor de stress e sono e um contador de passos e calorias. Todas essas informações são reunidas no Body Battery, uma ferramenta que usa as variáveis anteriores para medir a energia corporal e informa o utilizador se está pronto para a atividade ou precisa de fazer uma pausa. E para que o navegador possa aproveitar o dia em alto mar com segurança e confiança, o relógio inclui a função de segurança e acompanhamento que permite enviar automaticamente uma mensagem com a localização para contactos de emergência em caso de sofrer algum acidente, sempre e quando esteja conectado com um smartphone compatível e disponha de cobertura de rede móvel.

Treinar dentro e fora de água

O Quatix 6 também está pronto para ambientes terrestres, incluindo perfis de atividades fora da água, como golfe (mais de 41.000 campos de golfe pré-carregados), ciclismo, caminhadas, entre outros. Os entusiastas de esqui também poderão aceder a mais de 20.000 mapas de pistas de esqui em todo o mundo e terão a função de esqui cross-country que lhes permitirá acompanhar o seu progresso.

Com o objetivo de que o utilizador esteja consciente do seu rendimento e estabeleça novas metas, o relógio incorpora um sensor de oximetria de pulso e VO2 max, muito útil para conhecer a aclimatização do corpo. Os amantes da montanha também contarão com o PacePro, um recurso que, levando em consideração a irregularidade do terreno, calcula o ritmo a seguir para alcançar o objetivo pré-estabelecido.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of