A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) anunciou 360 praias, 18 portos de recreio/marinas e 9 embarcações ecoturísticas portuguesas galardoadas com Bandeira Azul pelo Júri Internacional em 2020, o que significa um aumento de 9 Bandeiras Azuis em relação a 2019.

Assim, durante a próxima época balnear vão poder hastear uma Bandeira Azul mais cinco praias costeiras, três praias fluviais e uma marina. Todas as regiões do país apresentaram praias novas.

Estes resultados fazem com que Portugal, entre os 47 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, se mantenha no primeiro lugar no que diz respeito à percentagem de praias galardoadas, face ao total de designadas do país.

91 municípios

As 360 praias estão distribuídas por 91 municípios, continente e ilhas, com Santa Maria da Feira e Portel a participarem pela primeira vez e Santa Cruz da Graciosa a regressar ao programa.

“Os dois novos municípios comprovam a tendência de anos anteriores, de investimento e desenvolvimento destas praias e de aumento da qualidade das águas balneares interiores”, refere a Associação Bandeira Azul da Europa.

Por regiões, esta é a distribuição em termos de número de praias: Açores (47), Alentejo (40), Algarve (91), Centro (46), Madeira (22), Norte (78) e Tejo (63).

Para conhecer melhor os locais galardoados por região, clique na imagem:

Portugal continua ainda a ser o país com mais praias fluviais galardoadas com Bandeira Azul, considerando os países da Foundation for Environmental Education (FEE) que desenvolvem o Programa Bandeira Azul.

Ir à praia de outra forma devido à pandemia

“Este ano, considerando o contexto em que vivemos, não podemos ir à praia da mesma forma; a beira-mar continua a ser, indiscutivelmente, um lugar de bem-estar, mas, agora implica restrições, distâncias de segurança e aumentar as medidas de proteção individual”, diz a ABAE.

Esta entidade refere que o lema de 2020 é “De volta ao Mar, Com Atitude de Mudar”, explicando que importa “mudar a forma como nos relacionamos com o mar e com os outros; mudar a forma como usufruímos da praia; mudar a forma como nos comportamos social e ambientalmente”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of