A gama de scooters NIU chegou a Portugal. O construtor chinês utiliza motores Bosch em toda a gama e baterias de lítio, fabricadas pela Panasonic ou pela EVE. Todas as suas scooters estão equipadas com GPS, sistema de localização e alarme antirroubo.

Existe também uma aplicação NIU, que permite controlar diversas funcionalidades, como carga, durabilidade das baterias, localização e o sistema de bloqueio antirroubo.

Mas a NIU surgiu no mercado com bastante fulgor, traduzido numa gama muito variada de produtos. Aqui fica uma análise inividual das Scooters NIU disponíveis no nosso pais. Os preços indicados são os da campanha de lançamento, que se vai manter até 30 de junho.

Deixamos as nossas impressões dos breves testes que realizámos com os modelos que estavam disponíveis.

Para mais informações e test-drives é aconselhável uma visita à nova Flagship Store da NIU, na Rua Professor Machado Macedo, nº 1/Loja C, na zona de Alcântara, em Lisboa.

UQi Pro: Minimalista e cheia de estilo

De design simples, mas bem conseguido, a UQi Pro é o modelo mais acessível da NIU. Tem dois modos de condução, sendo que, no primeiro, a velocidade máxima está limitada a 25 km/h. No modo 2, rapidamente superámos a velocidade máxima anunciada. A bateria por baixo do banco remove-se em segundos e é bastante leve.

Positivo:
– Dimensões compactas
– Estética
– Equipamento, que inclui GPS e alarme
– Preço

Negativo:
– Alcance limitado a 40 km
– Monolugar

Características técnicas:

Potência: 1200w
Velocidade Máxima: 40 km/h
Autonomia: 30/40 km
Carregamento: 4,5 horas
Bateria: Panasonic de lítio 21 Ah
Voltagem: 48V
Peso com bateria: 52 kg
Peso máximo passageiro: 95 kg
Altura do assento: 71 cm
Preço: €1799

M+Lite e M+ Sport: agilidade e longo alcance 

MQi+Lite

Se a UQi é minimalista, as MQi são um exemplo de elegância, apesar de manterem a simplicidade. O seu posicionamento superior nota-se na carenagem envolvente. A MQi+Lite tem dois modos de condução, um limitado a 25 km/h e outro a 45 km/h, velocidade que este conjunto leve atinge rapidamente. A bateria por baixo do banco remove-se também em segundos, mas é um pouco mais volumosa do que a da UQi. A bateria EVE de 31 Ah demora 6 horas a ter uma carga completa.

Durante o breve ensaio com este modelo, ficaram bem patentes as suas qualidades no tocante à agilidade e aceleração. Só convém não esquecer que continua a ser um veículo peso-pluma: evitar buracos e mau piso deve ser uma prioridade.

Positivo:
– Compacta e ágil
– Estética refinada
– Dois lugares (pequenos)
– Equipamento, que inclui GPS e alarme
– Preço

Negativo:
– Alcance limitado a 40 km

Características técnicas:

Potência: 1200w
Velocidade Máxima: 45 km/h
Autonomia: 60/75 km
Carregamento: 6 horas
Bateria: EVE de lítio 31 Ah
Voltagem: 48V
Altura do assento: 730 cm
Preço: €1899

MQi+ Sport

Com uma bateria Panasonic de 42 Ah, a MQi+ Sport apresenta uma autonomia fora de série para uma scooter tão compacta. A NIU anuncia entre 75 a 100 quilómetros de alcance. O motor Bosch de 1400w permite acelerações mais rápidas, apesar da velocidade máxima se encontrar igualmente limitada a 45 km/h. A bateria demora 7 horas a receber uma carga completa.
Este desempenho superior vem com um acréscimo de preço muito significativo: mais €500 face à MQi+ Lite. Como não estava disponível para ensaio, não conseguimos aferir se no desempenho a diferença se justifica.

Positivo:
– Ágil e rápida nas acelerações
– Autonomia confortável
– Dois lugares (pequenos)
– Equipamento, que inclui GPS e alarme

Negativo:
– Diferença de preço face à MQi+ Lite

Características técnicas:

Potência: 1400w
Velocidade Máxima: 45 km/h
Autonomia: 75/100 km
Carregamento: 7 horas
Bateria: Panasonic de lítio 42 Ah
Voltagem: 48V
Altura do assento: 730 cm
Preço: €2399

NQi Lite, Sport e Cargo: para lazer ou trabalho

NQi Lite

A NQi Lite é o modelo de acesso deste modelo. Trata-se de uma scooter tradicional, de maiores dimensões e um banco bilugar, quando comparado com as gamas anteriores.
Ao contrário destas, tem a bateria no piso, libertando o espaço por baixo do banco para bagagem.
A NQi Lite tem uma bateria chinesa EVE de 26 Ah e 60V. O motor Bosch, montado igualmente na roda traseira, tem 1800w. Tem também dois modos de condução, sendo que a velocidade máxima se encontra limitada a 45 km/h. Os números oficiais indicam uma autonomia de 55-70 km. A bateria demora 6 horas para obter uma carga completa.

Positivo:
– Banco bilugar espaçoso
– Descanso lateral e central
– Equipamento, que inclui GPS e alarme
– Preço para uma scooter citadina familiar

Negativo:
– Nada de significativo

Características técnicas:

Potência: 1800w
Velocidade Máxima: 45 km/h
Autonomia: 55/70 km
Carregamento: 6 horas
Bateria: EVE de lítio 26 Ah
Voltagem: 60V
Altura do assento: 740 cm
Preço: €2199

NQi Sport

A NQi Sport difere da NQi Lite por ter uma bateria Panasonic de 29 Ah e 60V. A bateria de maior qualidade e capacidade aumenta um pouco o alcance com uma carga, que passa para entre 50 a 80 km. O motor Bosch, montado igualmente na roda traseira, tem 1800w. Tem três modos de condução, sendo que velocidade máxima é de 45 km/h. A bateria demora 7 horas para obter uma carga completa e está montada no piso, sendo fácil de tirar e colocar.
Pudemos ensaiar este modelo, que se mostrou despachado na aceleração e bastante composto em piso variado. O que perde em agilidade compensa em conforto. Uma citadina espaçosa e competente.

Positivo:
– Banco bilugar espaçoso
– Descanso lateral e central
– Equipamento, que inclui GPS e alarme
– Autonomia adequada

Negativo:
– Diferença de preço face à NQi Lite

Características técnicas:

Potência: 1800w
Velocidade Máxima: 45 km/h
Autonomia: 50/80 km
Carregamento: 6 horas
Bateria: Panasonic de lítio 29 Ah
Voltagem: 60V
Altura do assento: 740 cm
Preço: €2599

NQi Cargo

Pode ser a menos atraente nesta companhia, mas a “formiguinha” da família deixou-nos muito bem impressionados. Bastante robusta, com um banco monologar espaçoso e amplas possibilidades de ter caixa e compartimentos de carga, esta é uma scooter de trabalho que promete durabilidade e eficiência.

É a menos ágil do conjunto, mas acelera até aos 45 km/h de forma satisfatória. Tem o pisar mais complacente e oferece estabilidade mesmo sobre os trilhos dos elétricos e alguns buracos. É sempre dócil na aceleração, mas o binário instantâneo assegura resposta pronta e segura  em cada arranque no semáforo.

Com a possibilidade de ter uma segunda bateria por baixo do banco, o alcance pode aumentar significativamente face aos 50 km indicados. Um promissor exemplo de mobilidade inteligente nas cidades. É pena não dispor de carregamento rápido, para recuperar energia durante o almoço, mas a possibilidade de a empresa ter mais baterias para trocar pode resolver esse problema.

Positivo:
– Robusta
– Confortável
– Ideal para montar caixa de carga
– Possibilidade de ter uma segunda bateria
– Equipamento, que inclui GPS e alarme

Negativo:
– Nada de significativo

Características técnicas:

Potência: 1500w
Velocidade Máxima: 45 km/h
Autonomia: +50 km
Carregamento: 7 horas
Bateria: Panasonic de lítio 29 Ah
(compatível com bateria dupla)
Voltagem: 60V
Altura do assento: 740 cm
Preço: €2799

NQi Pro, GT Sport e GT Pro: longo curso ou desportivas

NQi Pro

A NQi Pro está equipada com duas baterias Panasonic de 35 Ah e um motor Bosch de 3000w. Este modelo está destinado a quem precisa de uma autonomia muito grande, porque tem velocidade limitada a 45 km/h. Deste modo consegue alcançar entre 145 e 155 km.
Cada bateria pesa 11 kg e demora três horas para obter uma carga completa. Visualmente, não há grande diferença entre este modelo e os dois seguintes, que podemos considerar os desportivos da família. O seu preço é idêntico ao da GT Pro, o que mostra que é nas baterias que está boa parte da diferença. A NQi Pro é para quem precisa mesmo de ir mais longe e não se importe de ir mais devagar.

Positivo:
– Motor potente
– Autonomia de referência numa scooter
– Possibilidade de recarregar as baterias em três horas
– Decoração dinâmica
– Equipamento, que inclui GPS e alarme

Negativo:
– Preço idêntico ao da GT Pro
– Velocidade limitada a 45 km/h

Características técnicas:

Potência: 3000w
Velocidade Máxima: 45 km/h
Autonomia: 145/155 km
Carregamento: 3 horas (cada bateria)
Bateria: Panasonic de lítio 35 Ah (duas)
Voltagem: 60V
Altura do assento: 780 cm
Preço: €3999

NQi GT Sport

É a desportiva mais acessível. Com motor de 3500w e uma velocidade máxima de 70 km/h, é equivalente a uma moto de 125 cc. Pode ser conduzida com carta B e utilizada em pontes, autoestradas e vias rápidas, sendo por isso uma opção interessante para quem viaja entre os grandes centros urbanos e os subúrbios.
Tal como a Pro, tem duas baterias, mas de 26 Ah cada e fabricadas pela EVE, pelo que a sua autonomia total ronda os 90-100 km.
Não é nada mau e permite à GT Sport ter um preço muito competitivo, inferior a €3000.
Está também equipada com travões de pistão triplo à frente.

Positivo:
– Prestações anunciadas
– Boa autonomia
– Possibilidade de recarregar as baterias em três horas
– Preço
– Equipamento, que inclui GPS e alarme

Negativo:
– Nada de significativo

Características técnicas:

Potência: 3500w
Velocidade Máxima: 70 km/h
Autonomia: 90/100 km
Carregamento: 3 horas (cada bateria)
Bateria: EVE de lítio 26 Ah (duas)
Voltagem: 60V
Altura do assento: 780 cm
Preço: €2999

NQi GT Pro

O modelo topo de gama das Scooters NIU é a NQi GT Pro. Combina o motor e as prestações da GT Sport com as duas baterias Panasonic de 35 Ah da Pro. O resultado é uma scooter moderna, rápida e com a possibilidade de alcançar entre 130 a 140 km com apenas uma carga das suas duas baterias.
Os dois outros modelos não estavam disponíveis para teste, mas a GT Pro estava e não nos deixou indiferentes. Excelente comportamento, resposta pronta ao rodar do punho e uns travões com bom ataque.
Tem três modos de condução, sendo que rapidamente passamos para o 3 (Sport), que permite um desempenho divertido e mesmo entusiasmante.

Positivo:
– Prestações de bom nível
– Excelente autonomia
– Possibilidade de recarregar as baterias em três horas
– Preço face às competências
– Equipamento, que inclui GPS e alarme

Negativo:
– Nada de significativo

Características técnicas:

Potência: 3500w
Velocidade Máxima: 70 km/h
Autonomia: 130/140 km
Carregamento: 3 horas (cada bateria)
Bateria: Panasonic de lítio 35 Ah (duas)
Voltagem: 60V
Altura do assento: 780 cm
Preço: €3999

 

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