O programa lançado pelo Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente, para a devolução de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis, “Quando do velho se faz novo”, vai selecionar 23 instituições sociais que irão beneficiar do valor doado com a devolução de garrafas de plástico.

Essas garrafas PET foram recebidas por 23 máquinas de recolha automática que foram instaladas em diferentes grandes superfícies, de norte a sul do país, uma por cada área de intervenção dos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU).

As 23 superfícies com estas máquinas são:

Auchan Alfragide Continente Leiria
Auchan Almada Continente Monção
Auchan Guimarães Continente Portalegre
Auchan Portimão Continente Porto
Continente Almeirim Continente Sines
Continente Amadora Continente Viseu
Continente Beja E.Leclerc Barcelos
Continente Braga E.Leclerc Entroncamento
Continente CoimbraShopping Intermarché Paços de Ferreira
Continente Covilhã Pingo Doce Bragança
Continente Évora Pingo Doce Évora
Continente Gaia Jardim

 

A cada garrafa, consoante o seu tamanho, é atribuído um valor.

Economia mais circular

O projeto-piloto tem como objetivo incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis, para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas.

Fecha-se o ciclo deste material, contribuindo para uma economia mais circular.

A máquina de recolha automática emite o talão de desconto, com o valor correspondente à quantidade de garrafas colocadas para reciclagem.

A pessoa pode ficar com esse talão de desconto, utilizável naquela superfície comercial (na loja ou insígnia onde as embalagens foram entregues) ou selecionar no ecrã a opção de doar o valor a uma instituição social.

É precisamente o montante arrecadado com a opção de doação que será atribuído a um lote de 23 IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Até 27 de maio, decorre a fase em que as instituições que apoiam causas sociais ou ambientais interessadas em beneficiar das doações dos consumidores podem apresentar a sua candidatura.

Qual é o restante calendário?

Para mais informações, consulte o Regulamento. A candidatura é feita através do preenchimento deste formulário. Todos os documentos necessários, formulário e anexos, devem ser enviados até dia 27 de maio para o email: ajuda@dovelhosefaznovo.pt

O restante calendário da iniciativa, que tem o apoio da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e da Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente, está, assim, estruturado:

Avaliação e divulgação das candidaturas elegíveis: 28 maio a 4 junho 2020
Votação online: 5 junho a 5 julho 2020
Divulgação das 23 instituições a apoiar: 15 julho 2020
Divulgação dos donativos angariados: mensalmente, a partir de 16 setembro 2020

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of