O fabricante chinês BYD, que já tem tradição em autocarros e veículos elétricos, anunciou que pretende lançar na Europa o seu sedan Han EV, depositando muitas esperanças na sua carreira comercial.

O modelo é elétrico e está orientado para um segmento mais premium, podendo no Velho Continente vir a custar entre 45 e 55 mil euros.

Na China, o Han EV será introduzido tanto com um motor elétrico de 160 kW, como numa versão com dois motores elétricos com 197 kW.

Nova tecnologia “Blade Battery”

Com uma estética ocidental, alguns dos trunfos do BYD Han residem na sua tecnologia.

Um dos itens a destacar são as suas baterias “Blade Battery” (bateria em forma de lâmina, numa tradução livre), com células de lítio-ferro-fosfato (LFP), mais finas e com células de energia de 800 Amperes.

Trata-se de baterias com uma densidade de energia 50% maior do que as baterias convencionais, o que favorece igualmente o aproveitamento de espaço no veículo.

O BYD Han EV será lançado na China em 2020, devendo posteriormente e ainda este ano chegar a alguns mercados europeus.

Na “Blade Battery”, os tradicionais módulos e vigas dão lugar a um paralelepípedo, preenchido por células longas e finas.

De acordo com a BYD, nas soluções convencionais apenas 40% do volume de todo o conjunto é ocupado pelas baterias; na “Blade Battery”, as baterias ocupam 60% do volume do “pack”.

Os responsáveis da BYD dão conta de que várias marcas de automóveis encontram-se em conversações consigo para estudar eventuais parcerias baseadas nesta tecnologia “Blade Battery”.

Segundo a BYD, estas baterias são também mais seguras, reduzindo o risco de incêndio, graças ao formato mais longo das células que faz com que aumente a área de arrefecimento.

Concorrente em vista

O Tesla Model 3 é apontado como concorrente de um veículo que possui um sistema de condução, DiPilot, com Inteligência Artificial para aprendizagem e tecnologia 5G.

Em termos de performance, a BYD fala de 605 km para o Han EV (ainda que esta seja uma medição, segundo o ciclo NEDC, menos rigoroso).

Em termos de aceleração, os 0-100 km/h são cumpridos em 3,9 segundos. A viatura conta ainda com o mais recente o Sistema de Travagem Integrada e Inteligente da Bosch.

SUV elétrico Tang na Noruega

Recentemente, o fabricante chinês anunciou o lançamento europeu do seu SUV elétrico Tang (4,87 metros de comprimento e 82.8 kWh de bateria), este ano, na Noruega.
Tal como o Tang EV600, o Han EV também está disponível na China numa versão PHEV, embora a BYD não faça, por enquanto, menção à vinda do híbrido plug-in para a Europa.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of