O modelo Peugeot Expert passa a estar disponível numa versão 100% elétrica.

Baseado na plataforma modular multi-energias EMP2 (Efficient Modular Platform), o e-Expert integra um motor 100% elétrico, com uma potência máxima de 100 KW e um binário máximo de 260 Nm.

A cadeia de tração elétrica é semelhante à dos novos e-208 e SUV e-2008. O redutor foi adaptado, sendo mais curto para ir ao encontro dos constrangimentos de carga, decorrentes da utilização dos veículos comerciais.

O novo Peugeot e-Expert é o primeiro veículo elétrico da marca francesa a propor uma oferta dupla em termos de autonomia. Em função das necessidades, as capacidades disponíveis das baterias de iões de lítio são de 50 kWh e 75 kWh.

O e-Expert dispõe de dois níveis de autonomia que garantem até 330 km no ciclo WLTP, três comprimentos (Compacto, Standard e Longo), uma capacidade de reboque de 1.000 kg e uma carga útil de 1.275 kg e um volume de carga idêntico ao da versão térmica.

As versões (Compact, Standard e Longa) equipadas com a bateria de 50 kWh permitem uma autonomia máxima de 230 km de acordo com o protocolo de homologação WLTP (Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures).

As versions Standard e Longa podem também ser equipadas com a bateria de 75 kWh, permitindo uma autonomia máxima de 330 km, segundo o mesmo ciclo de homologação.

O início de comercialização do novo e-Expert na Europa está agendado para o segundo semestre de 2020.

O novo e-Expert propõe três modos de condução, possíveis de escolher a partir do seletor de modo:

  • Eco (60 kW, 190 Nm), em prol da autonomia,
  • Normal (80 kW, 210 Nm), ideal para uma utilização no quotidiano,
  • Power (100 kW, 260 Nm), otimiza as performances em transportes de cargas pesadas.

As performances (em modo Power) são as seguintes (dados em processo de homologação):

►Velocidade máxima de 130 km/h,
►Aceleração dos 0 aos 100 km/h em 13,1 s,
►1000 m com arranque parado em 35,8 s,
►Recuperações de 80 a 120 km/h em 12,1 s.

Estão disponíveis dois modos de travagem, com tipologias adaptadas para a regeneração das baterias:

  • moderado, para sensações semelhantes às de um veículo térmico;
  • aumentado (acessível pela engrenagem “B”, de “Brake”, situada no comando da caixa), para uma desaceleração acentuada quando se larga o pedal do acelerador.

Todas as versões do e-Expert estão equipadas com travão de estacionamento elétrico, uma novidade neste modelo.

Tempos de carregamento

Estão disponíveis dois tipos de carregadores a bordo, um carregador monofásico de 7,4 kW (de série) e um carregador trifásico de 11 kW (em opção):
► a partir de uma tomada standard (8A): para uma carga completa em 31h (bateria 50 kWh) ou 47h (bateria 75 kWh),
► a partir de uma tomada reforçada (16A): para uma carga completa em 15h (bateria 50 kWh) ou 23h (bateria 75 kWh),
► a partir de uma Wall Box 7,4 kW: permitindo uma carga completa em 7h30 (bateria 50 kWh) ou 11h20 (bateria 75kWh) com o carregador monofásico a bordo (7,4 kW),
► a partir de uma Wall Box 11 kW: permitindo uma carga completa em 5h (bateria 50 kWh) ou 7h30 (bateria 75kWh), com o carregador trifásico a bordo (11 kW),
► a partir de uma tomada pública: a regulação térmica da bateria permite a utilização dos carregadores de 100 kW e atingir 80% da carga em 30 min (bateria 50 kWh) ou 45 min (bateria 75 kWh).

É possível programar uma carga diferida a partir do ecrã de navegação conectada ou da app MyPeugeot para smartphone (dependendo da versão). Este sistema também permite iniciar ou adiar, a qualquer momento, o carregamento e verificar o estado da carga.

O fabricante disponibiliza igualmente uma oferta de soluções de carregamento em casa ou no escritório, através de diversos equipamentos (tomada reforçada, Wall box, Smart Wall box, etc.), bem como um diagnóstico para avaliar a instalação elétrica ideal e a melhor solução de carregamento, para além da instalação final.

Mesmas versões

O e-Expert está disponível nas mesmas versões que as propostas com motores térmicos, de modo a responder a todas as utilizações:

► Furgões (3 comprimentos: Compact, com 4,6 m; Standard, de 4,95 m; e Longa, de 5,30 m),
► Cabina Dupla (5 ou 6 lugares, fixos ou rebatíveis, nas versões Standard e Longa),
► Chassis Cabina (para transformação por carroçadores certificados, na versão Standard).

O assento “Moduwork” de 3 lugares, graças à abertura na antepara e ao encosto do banco lateral rebatível, permite que três pessoas se sentem à frente.

O volume útil até aos 6,6 m3 é o mesmo das versões com motores térmicos e a capacidade de carga útil até aos 1.275 kg é específica da motorização elétrica.

Por seu lado, a capacidade de reboque está preservada com a possibilidade de puxar até 1.000 kg.

O Peugeot e-Expert estará disponível nos níveis de acabamento “Pro” e “Premium”, bem como nas versões “ready to go” “Asphalt” (para as grandes deslocações) e “Urban” (utilização urbana).

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