A empresa Oikotie, especializada em arquitetura e design, desenvolveu pisos recicláveis com absorção de impacto para parques infantis. O projeto surgiu a partir de uma parceria com a conhecida marca desportiva Nike.

Através desta iniciativa reaproveita-se material Nike Grind e dá-se uma nova oportunidade a pneus usados. Para além de sustentáveis e bastante coloridas, as áreas de lazer infantis com assinatura Oikotie assumem-se especialmente seguras.

“A nossa superfície de absorção de impacto é única, utilizamos pneus de veículos comerciais reciclados”, explica Isabel Seabra. A fundadora da Oikotie acrescenta que “o material é submetido a um processo complexo para eliminar qualquer tipo de toxicidade”.

A Nike Grind é outras das matérias primas usadas na construção do chão para os parques infantis. Consiste numa tecnologia focada especialmente na sustentabilidade, através da qual são recicladas as solas das sapatilhas Nike.

Para ter uma noção, cada metro quadrado dos pisos fabricados pela Oikotie contém borracha de cerca de 20 pares de sapatilhas e um pneu de veículo comercial. Falando em termos percentuais, 72% dos materiais utilizados neste projeto são sustentáveis.

Esta iniciativa destaca-se, sobretudo, por impulsionar a reutilização dos materiais que de outra forma iriam parar a aterros já sobrecarregados.

 

A origem dos materiais reciclados

Foi em 2004 que foi lançada pela Nike, no Reino Unido, a campanha “Reuse-A-Shoe” (em português reutilize sapatos). A empresa aceita sapatilhas usadas de todas as marcas e recebe-os nos seus pontos de recolha. O calçado é reciclado e transformado em borracha granulada que a marca publicita como “Nike Grind”.

O papel da Oikotie é usar borracha “Nike Grind” na construção dos pisos de amortecimento de impacto para parques infantis. Como moeda de troca, devolve parte do lucro que faz com esta iniciativa para programas de apoio a crianças. A título de exemplo podemos referir a iniciativa “Let Me Play”, também com assinatura da Nike.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of