CocoPallet: paletes de coco permitem preservar milhões de árvores

0
626

A empresa CocoPallet lançou para o mercado um produto inovador: paletes sustentáveis feitas à base de casca de coco. Através desta alternativa às tradicionais paletes de madeira o grupo pretende reduzir o corte de árvores. Um objetivo que já está a conseguir atingir.

A CocoPallet comercializa para a Ásia cerca de 1,7 bilhões destas paletes sustentáveis à base de coco. Isto traduz-se em menos 200 milhões de árvores cortadas, aproximadamente.

Além disso, o produto dispensa a utilização de materiais tóxicos, resinas e pesticidas, comuns no fabrico das paletes de madeiras. A utilização de cascas de coco também tornam estas paletes mais duradouras e acima de tudo resistentes ao fogo, garante a empresa.

A própria dimensão das paletes da CocoPallet assume-se como uma vantagem. Segundo explica o grupo, “20 paletes empilhadas ocupam 75 centímetros de altura enquanto que os modelos de madeira ocupariam 2,7 metros se empilhados na mesma quantidade”.

O coco como matéria-prima

A criação das paletes de casca de coco resultou da parceria entre a CocoPallet e a Universidade de Wageningen. Mas, na verdade, estas instituições holandesas não foram pioneiras na utilização do coco como matéria prima.

É de recordar que o coco já é há muitos anos utilizado como matéria prima na produção de, por exemplo, vasos, anéis, cordas, tapetes e tecidos. A CocoPallet e a Universidade de Wageningen apenas aprimoraram uma técnica antiga impulsionada pelos povos da Indonésia.

O suporte da Biomimética

O facto de as cascas de coco serem compradas pelos fabricantes holandeses diretamente aos produtores tem várias vantagens. Primeiro que tudo, permite que os agricultores tenham mais algum rendimento ao final do mês e, em termos ambientais, ajuda a evitar que este recurso natural seja queimado como normalmente acontece.

Todo o desenvolvimento deste processo da CocoPallet é baseado numa ciência chamada “biomimética”. Esta área científica procura usar a natureza como um mecanismo para chegar a novas tecnologias, técnicas e produtos.

Michiel Vos, fundador da CocoPallet, refere que “a ideia principal é conseguirmos encontrar na natureza respostas para os problemas que vão surgindo no dia-a-dia da sociedade”.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of