O Vivaro-e é o primeiro veículo comercial totalmente elétrico da Opel e chega ao mercado em três comprimentos e diversas variantes de carroçaria.

Os clientes do Vivaro-e podem eleger entre duas opções de baterias de iões de lítio, em função das suas necessidades: com 75 kWh para um máximo de 330 km de autonomia, ou, para quem faz uma utilização diária menos intensiva, com 50 kWh para uma autonomia máxima de 230 km (WLTP em ambos os casos).

As baterias são formadas por 27 e 18 módulos, respetivamente.

Dado que a versão elétrica a bateria estava planeada desde o início da conceção do novo Vivaro, as baterias estão alojadas sob o espaço de carga, de forma a não comprometerem a utilização.

O Vivaro-e é produzido na mesma fábrica e nas mesmas linhas das versões com motores Diesel.

A localização da bateria reduz mais o centro de gravidade, o que beneficia a estabilidade do Vivaro-e em curva e face aos ventos laterais, mesmo quando totalmente carregado.

O sistema de travagem regenerativa recupera a energia produzida em travagem ou desaceleração, para incrementar a eficiência.

Com 100 kW (136 cv) e 260 Nm de binário no sistema de propulsão elétrica, o Vivaro-e alcança uma velocidade máxima de 130 km/h, controlada eletronicamente para permitir rolamentos em autoestradas, ao mesmo tempo que preserva a autonomia elétrica.

A bateria está coberta por uma garantia de 8 anos/160.000 km.

O modelo apresenta-se com capacidades de carga úteis comparáveis às dos veículos comerciais ligeiros com motores de combustão interna: com 1.275 kg, o Vivaro-e conta com uma capacidade de carga útil quase tão generosa como as versões Cargo L1 2.0 Diesel (carga máxima de 1.405 kg).

Como a maioria das variantes tem cerca de 1,90 m de altura, o Vivaro-e pode aceder a estacionamentos subterrâneos, ou a centros comerciais, com tetos baixos.

 

Serviços disponíveis através de apps

Para tornar a utilização do Vivaro-e ainda mais fácil, o “OpelConnect”, a app “myOpel” e os “Free2Move Services” – marca de mobilidade do Groupe PSA – oferecem soluções especiais para veículos elétricos. Os serviços estão disponíveis através de apps.

A função “Charge My Car” da app “Free2Move Services” permite o acesso a mais de 140.000 pontos de carregamento em toda a Europa e inclui o processo de pagamento. Para ser ainda mais fácil aos clientes escolher o ponto de carregamento correto, a app “Free2Move Services” faz uma pré-seleção com base na distância até esse ponto, na velocidade de carregamento e no preço da carga em vigor nas opções possíveis de carregamento público.

Com as funções de controlo remoto (e-remote) “OpelConnect”, os clientes podem utilizar os seus smartphones para verificar o estado de carga da bateria ou programar o sistema de ar condicionado e os tempos de carregamento.

Além disso, o portfólio “OpelConnect” abrange chamadas de emergência eCall e de assistência e inúmeros outros serviços, como o estado e informações do veículo. A função LIVE Navigation oferece informações de tráfego online em tempo real.

A Opel concebeu o Vivaro-e de formar a corresponder às mais variadas necessidades dos clientes, incluindo cabine dupla, chassis-cabine e transporte de passageiros, com carga útil de até 1.275 kg e peso bruto entre 2.800 e 3.100 kg.

A versão “L1” de 4,6 metros, particularmente compacta, preenche a gama entre os segmentos de furgão e de transporte de passageiros. Com um diâmetro de viragem de 11,3 m, é também muito ágil em espaços apertados.

O próximo comercial ligeiro Opel elétrico, o Combo-e, chega em 2021.

Até 2024, a Opel vai oferecer uma versão eletrificada de todos os seus modelos de passageiros e de comerciais.

As versões “L2” (4,95 m) e “L3” (5,30 m) têm capacidades máximas de carga de 5,8 e 6,6 m3, respetivamente. Escadas ou painéis com um máximo de 3,67 ou 4,02 m de comprimento podem ser alojados, enquanto os numerosos espaços de arrumação no habitáculo (com travão de estacionamento elétrico) acomodam os mais variados objetos de menores dimensões.

Portas laterais deslizantes

As portas laterais deslizantes e as portas traseiras do Vivaro-e conferem um acesso sem restrições à zona de carga ou ao compartimento de passageiros.

Especialmente práticas, as portas laterais de correr elétricas abrem automaticamente: basta um movimento com o pé para abrir as portas, a partir do exterior do veículo.

Graças ao sistema FlexCargo, com o carregamento possível do lado do passageiro dianteiro, a capacidade de carga de 4,6 m3 da versão “S” aumenta para 5,1 m3. Isto permite o transporte de objetos com um comprimento máximo de 3,32 m.

As encomendas deverão iniciar-se já este verão, seguindo-se as primeiras entregas ao longo do ano.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of