A Jaggaer, empresa especializada em gestão de compras e abastecimento, refere que a digitalização está a ajudar muitas empresas a adaptarem-se e a superarem a situação atual causada pela COVID-19.

À medida que esta situação vai evoluindo, muitas empresas mudam a maneira como gerem as suas cadeias de fornecimento. Ainda segundo Bureau “é realmente importante que o risco e a resiliência sejam levados em consideração nas estratégias da cadeia de fornecimento, especialmente na compra de material direto. A maioria das empresas já possuía planos de contingência e continuidade de negócios para interrupções de vários tipos, mas o coronavírus está a colocar ‘em cheque’ regiões inteiras do mundo, pelo menos temporariamente, e esta é uma situação que nunca enfrentámos”.

Para Carlos Tur, Country Manager de Jaggaer para Espanha e Portugal, “a situação de confinamento que estamos a enfrentar, tanto em Portugal como em Espanha, está a assumir uma interrupção temporária na atividade económica de muitas empresas, sendo necessário a superação do coronavírus o quanto antes. Mas, após esta experiência, estou convencido de que as organizações acelerarão a digitalização do processo de compra”.

Segundo a Jaggaer, a procura sem precedentes que se está a verificar nestes meses representa um desafio para as empresas farmacêuticas e de saúde, mas também para o comércio que sentiu a pressão dos consumidores que enfrentam longos períodos de confinamento devido ao Estado de Emergência.

Otimizar gastos é imperativo

Ao mesmo tempo, muitas empresas enfrentam uma redução no fluxo de caixa. “Em momentos como estes, a renda diminui, mas as despesas não. Além de gerir a continuidade do fornecimento, agora é a hora das empresas que enfrentam dificuldades financeiras, principalmente setores como turismo, hotelaria, entretenimento, companhias aéreas e retalho não essencial, otimizarem os seus gastos”, comenta Jim Bureau.

Ferramentas digitais

Michael Larner, analista principal da ABI Research, considera que “para mitigar riscos na cadeia de fornecimento, os fabricantes não precisam apenas de ter um único fornecedor para um material, mas também, conforme destacado pelo COVID-19, não é necessário ter todos os fornecedores na mesma localização geográfica”.

O CEO de Jaggaer sublinha que nestes tempos, a otimização da eficiência da cadeia de fornecimento pode ser conseguida com novas abordagens.

“Estamos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos clientes para ajudar a superar as dificuldades atuais, analisando e priorizando as suas despesas. Através do módulo Spend Analytics da Jaggaer, as empresas podem identificar as áreas onde podem ser mais eficientes. É vital ter ferramentas que deem visibilidade aos gastos reais da empresa e que permitam mitigar riscos na cadeia fornecimento”, afirma Jim Bureau.

A implementação de estratégias estruturadas que analisem gastos em compras baseadas em soluções digitais e forneçam informações que permitam “ativar e implementar planos de emergência que ajudem a enfrentar estas circunstâncias difíceis” são cruciais, explica Bureau.

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