No âmbito do Fundo de Emergência COVID-19, a Fundação Calouste Gulbenkian atribuiu um apoio de 300 mil euros para a criação de um serviço de aconselhamento psicológico na linha SNS 24, focado na gestão de stress e da ansiedade.

A Fundação salienta que “no atual contexto da pandemia, são expectáveis casos de burnout, de depressão e ansiedade, ou até mesmo de doenças psiquiátricas mais graves, decorrentes do nível de stress em diversos domínios. A situação de trauma vivenciada por profissionais de saúde, o isolamento dos cidadãos e a redução da interação social, entre outros fatores, vão, seguramente, colocar vários desafios ao nível do comportamento e saúde mental”.

Esta linha de aconselhamento psicológico está ativa desde o dia 1 de abril e resulta de uma parceria entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos.

A Linha conta agora com 63 novos psicólogos que prestam aconselhamento quer a profissionais de saúde, proteção civil e forças de segurança, quer à população em geral, “constituindo um valioso contributo para uma gestão eficaz das emoções vulgarmente associadas à situação de crise”, aponta a Gulbenkian.

Estes profissionais realizam uma abordagem focada na intervenção em crise – primeiros socorros psicológicos -, encaminhando, em caso de necessidade, para entidades de apoio emergente.

Qual o número de telefone deste serviço?

O número para onde deve ligar é o do SNS 24 – 808 24 24 24. Depois deve selecionar a opção 4 (aconselhamento psicológico). Mais informações aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of