O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou uma campanha sobre a crise climática assente num jogo eletrónico, o “Mission 1.5”.

O jogo deve o seu nome à necessidade de conter o aumento da temperatura do planeta em 1,5 graus Celsius em relação ao início da era industrial.

O “Mission 1.5” foi lançado nos seis idiomas oficiais das Nações Unidas (árabe, mandarim chinês, inglês, francês, russo e espanhol), prevendo-se, contudo, que, durante o ano, sejam adicionadas noutras línguas.

“Mission 1.5” está pensado para dispositivos móveis e pretende alcançar o maior número de pessoas de todas as idades no mundo inteiro para que possam votar nas soluções que lhes parecem mais adequadas considerando os seus impactos no clima e, dessa forma, ganhar maior consciência sobre medidas e políticas ambientais.

Outro propósito é aproximar os cidadãos das diferentes nações dos planos de ação climática de seus respetivos governos.

O jogo está disponível aqui: https://mission1point5.org/

Perguntas de resposta múltipla

No jogo, os participantes têm de responder a perguntas de escolha múltipla em diferentes áreas, como economia verde, combustíveis fósseis ou responsabilidade corporativa.

As questões têm três respostas opcionais: uma delas é vincadamente uma escolha contra uma ação climática apropriada, mas as outras duas têm nuances que diferenciam o progresso no assunto que está em discussão, valendo uma delas 700 pontos e outra 1000 pontos.

No final, os jogadores são convidados a votar nas principais ações climáticas que desejam que sejam tomadas. Esses dados serão analisados ​​e entregues aos respetivos governos.

Com este instrumento, os decisores políticos também terão uma ferramenta extra sobre como os cidadãos olham para o seu futuro em matéria ambiental.

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