“A Volvo Cars pretende introduzir na próxima geração de automóveis, sistemas completamente autónomos de condução em autoestradas”. A frase e o anúncio pertencem a Hakan Samuelsson, CEO da Volvo Cars na sequência do investimento do construtor sueco na Zenuity, empresa de desenvolvimento de software de direção assistida e autónoma, que será dividida em duas partes para maximizar o potencial das suas atividades.

Atualmente, a Zenuity é uma joint-venture detida em partes iguais pela Volvo Cars e pela Veoneer.

A partir daqui, de um lado, ficará uma empresa independente, detida pela Volvo Cars e cujo foco central será o desenvolvimento e a comercialização de software para a condução totalmente autónoma.

A outra metade ficará exclusivamente encarregue dos sistemas de assistência à condução e será integrada na Veoneer, uma empresa de equipamento de segurança automóvel.

As novas divisões da Zenuity irão continuar e alavancar o trabalho já iniciado, de desenvolvimento de software para utilização em sistemas de condução autónoma e assistência à condução.

Como parte do novo acordo, as operações e colaboradores da Zenuity sedeados em Gotemburgo e em Xangai serão transferidos para a nova empresa detida pela Volvo Cars.

Por outro lado, as operações e os colaboradores que se mantinham em Munique e em Detroit serão transferidos para a Veoneer.

A nova empresa detida pela Volvo Cars, será, contudo, independente da marca sueca, possuindo o seu próprio canal de distribuição.

O foco será o desenvolvimento de software para a condução totalmente autónoma que será introduzido na próxima geração de automóveis volvo baseados na nova plataforma SPA2.

Esta nova empresa deverá estar operacional durante o terceiro trimestre de 2020.

“Esta nova empresa irá desenvolver software avançado para uma condução autónoma segura. Acreditamos que no futuro, só existirá um número limitado de plataformas globais para a condução autónoma. Pretendemos que uma dessas plataformas vencedoras seja a nossa”, afirma Dennis Nobelius, CEO da Zenuity.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of