BMW a hidrogénio em 2022? Ainda não será para todos…

A BMW está a preparar a segunda geração da tecnologia a hidrogénio, em conjunto com a Toyota. Em 2022, lançará uma edição limitada e experimental a fuel cell do X5. Quanto a um modelo de produção para massas, ainda demorará.

0
1402

A BMW continua convicta das potencialidades do hidrogénio para a propulsão dos automóveis e esta semana deu a conhecer alguns pormenores dos seus planos.

Depois dos ensaios feitos com o protótipo BMW Hydrogen 7 (ano 2005), o construtor da Baviera prepara-se para apresentar em 2022 uma pequena série de unidades a hidrogénio com base no atual BMW X5. Ou seja, ainda não é uma produção em massa, mas apenas uma limitada produção que servirá para afinar ainda mais a tecnologia.

“Estamos convencidos de que vários sistemas alternativos de motorização existirão juntos no futuro, pois não há uma solução única que aborda todo o espectro dos requisitos de mobilidade dos clientes em todo o mundo. A tecnologia das células a combustível de hidrogénio poderia tornar-se o quarto pilar do nosso portefólio de grupos motopropulsores a longo prazo. Os modelos de gama alta da nossa família X seriam candidatos particularmente adequados nesse domínio” – Klaus Fröhlich, membro do conselho de administração da BMW, responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento

Aliás, o próprio Grupo BMW afirma, textualmente, que, embora não tenha dúvidas quanto ao potencial a longo prazo dos sistemas de propulsão com células a combustível, destaca que levará algum tempo até que venha a ofereça aos seus clientes um veículo de produção com tecnologia a hidrogénio.

Faltam ainda várias condições

Explica a BMW que isso se deve principalmente ao facto de ainda não estarem reunidas de forma adequada várias condições: “Na nossa opinião, o hidrogénio como transportador de energia deve primeiro ser produzido em quantidades suficientes a um preço competitivo, utilizando ‘energia verde’. O hidrogénio será usado principalmente em meios que não podem ser eletrificados diretamente, como transporte de pesados de longa distância”, diz Klaus Fröhlich, membro do conselho de administração da BMW responsável pelo pelouro da pesquisa e desenvolvimento.

A BMW alude que a infraestrutura necessária, como uma extensa rede de postos de abastecimento de hidrogénio em toda a Europa, também está ausente.

No entanto, independentemente destes vários “senão”, o Grupo BMW está a avançar com o seu trabalho de desenvolvimento no campo da tecnologia de células de combustível de hidrogénio, em parceria com a Toyota, numa colaboração que já vem desde 2013.

Na segunda metade desta década… talvez

Quanto à eventual disponibilidade de veículos a hidrogénio para o público em geral, o Grupo BMW estima que possa ocorrer na segunda metade desta década, isto é, entre 2025 e 2029. Todavia, a BMW refere ainda que mesmo essa calendarização “depende das condições e exigências do mercado global”.

Antecipado pelo concept i Hydrogen Next (mostrado em Frankfurt de 2019), o X5 fuel cell será o modelo de testes da BMW.

De acordo com a BMW, esse X5 Hydrogen que veremos em 2022 terá uma motorização com potência máxima combinada de 275 kW (374 cv). O sistema de fuel cell, na dianteira, fornece até 125 kW (170 cv) de energia elétrica, a partir da reação química entre hidrogénio e oxigénio (da atmosfera).

Uma unidade integrada junto do eixo traseiro combina o motor elétrico, elementos eletrónicos e a transmissão. Em cima estará a bateria de pico de potência que, como o nome indica, confere o reforço de potência até ao valor de 275 kW (374 cv).

Sabia que…
… o Grupo BMW está a trabalhar com a Toyota na tecnologia de células de combustível desde 2013?

O veículo também acomoda um par de depósitos de 700 bar que, juntos, podem conter seis quilos de hidrogénio. O reabastecimento leva apenas de três a quatro minutos, o que é, no fundo, o tempo equivalente a um abastecimento de um automóvel a combustão.

A bateria de armazenamento poderá ter uma capacidade de 74 kWh, se for mantida a configuração do elétrico BMW iX3.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of