O Grupo Fosun, acionista maioritário da Fidelidade, mandou diretamente da China mais de 15 toneladas de material médico e de proteção individual para ajudar Portugal no combate à COVID-19.

Foram, concretamente, 15.345 kg de material acondicionado em 2859 caixas, num volume de carga de 162,32 m3.

Nesse material incluiu-se um milhão de máscaras para uso pelos profissionais de saúde, das quais 700 mil serão entregues de forma imediata ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), que os adquiriu, bem como 200 mil testes desenvolvidos pelo departamento médico da Fosun, a Fosun Pharma, que têm certificação CE.

O Ministério das Infraestruturas já agradeceu o apoio prestado pelo Grupo Fosun nesta doação.

Os equipamentos vieram de Xangai, na China, num avião da TAP, que aterrou na passada segunda-feira, em Lisboa.

Foi, de resto, a primeira vez que a companhia aérea portuguesa voou para Xangai, numa histórica operação sem fins lucrativos, numa rota de 14h sem paragens.

Esclarece a TAP que se tratou de um voo humanitário que contou com a ajuda da unidade de negócio TAP Air Cargo e, pela primeira vez, a companhia área portuguesa transportou carga na cabina de passageiros, tendo a tripulação pernoitado e estado cerca de 48 horas dentro do avião para apoiar o carregamento.

Algumas embalagens tinham colada uma folha com o verso do poeta Fernando Pessoa inserido na “Mensagem”: “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.

A aeronave, um Airbus A330, transportou ainda equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde (como fatos de proteção) que serão doados ao Estado português pelo grupo Fosun, bem como testes de despiste da COVID-19, com o apoio da Luz Saúde, do Millennium BCP e da Fidelidade.

“Como empresa global com raízes na China, esperamos poder fazer a nossa parte para ajudar o mundo a vencer a luta contra o novo coronavírus o mais rápido possível”, refere a Fosun.

Entre os equipamentos médicos, constam:

  • unidades de máscaras 3M KN95;
  • máscaras – “red-zone/RZ” high spec;
  • fatos de proteção selados tape-sealed RZ protective coveralls;
  • fatos de proteção tipo 5/6 protective coveralls;
  • testes RNA

A Fosun desenvolve a sua presença em Portugal há muitos anos e Portugal também se tornou minha segunda cidade natal. No momento da epidemia, a Fosun juntou-se às empresas do grupo em Portugal para manter uma estreita comunicação com o Governo português para fornecer um apoio total à luta local contra a epidemia” – Guo Guangchang, CEO da Fosun International.

“Com este donativo a Fosun reafirma, assim, o seu compromisso estratégico com Portugal”, afirma o grupo chinês.

Desde 22 de março que a Fosun tem vindo a distribuir equipamentos de proteção médica para ajudar na luta dos países com rápido surto epidémico, nomeadamente Itália, Japão, Coreia do Sul, Índia, Reino Unido, França e, agora, Portugal.

Jorge Magalhães Correia, Global Partner do Grupo Fosun, afirma que “as participadas do Grupo Fosun em Portugal, têm trabalhado de forma muito próxima com as autoridades de saúde portuguesas e estarão sempre disponíveis para aprofundar esta colaboração em proveito de todos os portugueses. Em nome do Grupo Fosun quero agradecer ao Governo a forma eficiente como permitiu agilizar esta operação. Agradeço também, à Groundforce e à Ana Aeroportos, e aos seus colaboradores, as facilidades operacionais disponibilizadas”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of