A MAZE, startup na área do investimento de impacto, criada há seis anos pela Fundação Calouste Gulbenkian, já apoiou o crescimento de mais de 50 projetos de impacto nas áreas social e ambiental.

De acordo com a Fundação, esta startup foi também responsável pela angariação de mais de 21 milhões de euros em investimento privado para estas áreas.

Inicialmente designada como Laboratório de Investimento Social, a MAZE nasceu da vontade da Fundação Calouste Gulbenkian de dar um maior e mais efetivo contributo a startups ou organizações do terceiro setor que pretendam aumentar o seu potencial de impacto na sociedade, dando-lhes acesso a mais competências, capital e conhecimento.

António Miguel, diretor da MAZE considera que a maior motivação da equipa é “mostrar que se pode lucrar mais com a resolução dos problemas sociais do que com a existência dos mesmos”.

Em 2019, a MAZE deu início às operações de investimento de um fundo de 30 milhões de euros que prevê investir em mais de 30 startups de impacto na área social e ambiental de toda a Europa e que conta com capital da Fundação Gulbenkian.

Para cumprir a sua visão, a MAZE intervém de três formas distintas:

  • Primeiro, capacita startups de impacto para que estas desenvolvam modelos de negócio sustentáveis e atraiam investimento de forma a escalarem a sua intervenção.
  • Segundo, orienta os investidores para que estes aloquem capital para que resolvam problemas sociais e obtenham resultados financeiros em simultâneo.
  • Terceiro, ajuda o setor público a redesenhar os seus serviços para que este se foque em entregar os resultados com maior impacto para as populações locais.
Artigo anteriorVídeo espetacular do Nobe 100 na neve
Próximo artigoPorsche Taycan no gelo: derrapagens perfeitas em vídeo