O arranque das viagens regulares dos novos autocarros elétricos da Carris já começou. Ao todo, são onze os “bus” 100 elétricos a fazer a carreira 706, entre Santa Apolónia e o Cais do Sodré.

Os autocarros garantem uma autonomia de 170 km e podem transportar 71 passageiros: 34 lugares sentados, 36 lugares de pé e um de mobilidade reduzida – rampa elétrica.

Os “bus” são do fabricante nacional Caetano Bus, medido 12 metros de comprimento.

O tempo médio de carregamento é de 5 horas, explica a Carris.

A sua condição elétrica coloca-os como viaturas zero emissões locais e silenciosas.

1,5 kg de CO2 poupados por quilómetro

De acordo com a transportadora da capital, cada quilómetro percorrido com os novos autocarros elétricos evita a emissão de 1,5 kg de CO2.

Esta é a primeira carreira da Carris com autocarros elétricos, constituindo parte do objetivo da empresa de renovar a sua frota, rumo à total descarbonização até 2040.

Aliás, estes onze são os primeiros de um lote de 15 autocarros elétricos que a Carris vai ter a circular na cidade, estando já preparado o lançamento de um concurso para aquisição de mais 30.

Acrescenta a autarquia que depois da 706, a próxima carreira com autocarros elétricos vai ser o shuttle da Zona de Emissões Reduzidas, que vai ligar o Marquês de Pombal ao Terreiro do Paço.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of