Volvo inaugura linha de montagem de baterias na Bélgica

A nova linha de montagem de baterias da Volvo na Bélgica irá constituir uma aprendizagem para outras fábricas em que a marca quer replicar esta produção.

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Volvo

A Volvo Cars inaugurou esta semana uma nova linha de montagem de baterias na sua fábrica de Ghent, na Bélgica.

Será também nesta unidade produtiva que será construído o primeiro modelo 100% elétrico da marca, o XC40 Recharge.

A fábrica de Ghent é uma das duas unidades de produção que a Volvo Cars tem a operar na Europa. Iniciou as suas operações em 1965 e de momento emprega cerca de 6.500 pessoas.

Esta inauguração faz parte da estratégia de eletrificação da Volvo Cars e do seu plano ambiental. A marca sueca anunciou que pretende reduzir em 40% a sua pegada de carbono entre 2018 e 2025, com vista a tornar-se uma empresa com impacto ambiental neutro em 2040.

Até 2025, a marca pretende que as motorizações eletrificadas representem cerca de 50% das suas vendas mundiais.

Recharge, será o nome dado pela marca a todos os modelos recarregáveis da Volvo, sejam eles 100% elétricos ou plug-in.

Ao longo dos próximos cinco anos, a Volvo Cars pretende lançar, anualmente um novo modelo 100% elétrico.

“É com satisfação que celebramos esta ocasião com os nossos colaboradores aqui em Ghent. Esta será uma fábrica pioneira para a Volvo pois, à medida que continuamos a preparar a nossa rede para a eletrificação esta será a primeira das nossas fábricas a ter uma linha de montagem deste género”- Geert Bruyneel – responsável de produção global da VolvoVolvo

Daqui em diante, a montagem de baterias será uma parte importante das operações de produção da Volvo. A unidade de Ghent irá constituir uma aprendizagem importante que será depois fornecida para outras unidades produtivas maximizando a eficiência dos processos.

Assim, no início deste ano a empresa anunciou que pretende começar a construir no outono uma linha de montagem de baterias na sua fábrica de Charleston, na Carolina do Sul.

Acordo com CATL e LG Chem

Em 2019, a Volvo Cars assinou um acordo de longo prazo com a CATL e com a LG Chem, para o fornecimento de baterias. Estes acordos, cobrem o fornecimento de milhões de baterias que irão equipar os modelos da Volvo e da Polestar na próxima década.

A Volvo Cars irá também construir veículos elétricos na sua fábrica de Luqiao, na China, onde os modelos baseados na plataforma CMA (Compact Modular Architecture) serão produzidos em conjunto com os modelos que também utilizam essa plataforma nas marcas Polestar e LYNK & CO.

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Plataforma CMA (Compact Modular Architecture) do XC40

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