A Hyundai Motor vai começar a produzir o Kauai Elétrico também na Europa. O arranque da montagem do modelo 100% elétrico ocorrerá neste início de março, na fábrica que o construtor tem na República Checa, através da Hyundai Motor Manufacturing Czech (HMMC).

Isto significa que, para além da Coreia do Sul, o Kauai Elétrico será, a partir de agora, feito igualmente na República Checa.

A HMMC, localizada em Nosovice na República Checa, planeia produzir 30.000 unidades por ano do Kauai Elétrico.

Isto fará com que, juntamente com a produção da fábrica da marca na Coreia do Sul, a Hyundai triplicará a disponibilidade de Kauai Elétrico para os seus clientes europeus, levando a uma previsível redução significativa no tempo de espera deste modelo.

De acordo com esclarecimentos do importador ao Watts On, o prazo de espera médio para um cliente português de um Kauai Elétrico produzido na Coreia do Sul é de 3-4 meses, não sendo, contudo, ainda certo para que mercados a produção será alocada a partir da unidade fabril da República Checa, o que significa que, neste momento e em rigor, ainda não há dados que permitam dizer se efetivamente o tempo de espera será diminuído em Portugal.

Acompanhar a encomenda

Outra novidade é que a Hyundai também dará a oportunidade aos seus clientes de acompanhar o tempo estimado de chegada (o designado ETA, do inglês “Estimated Time of Arrival”) do seu Kauai Elétrico. Assim, uma vez encomendado, a ferramenta ETA permite ao cliente acompanhar a sua encomenda através do concessionário, de forma a saber a data prevista de chegada e onde está a ser produzido.

“Ao expandir a produção para a Europa com o intuito de aumentar a oferta para o mercado europeu, vemos isso como uma extensão da nossa filosofia ‘made in Europe for Europe’”, enfatiza Dong Woo Choi, presidente e CEO da Hyundai Motor Europe HQ.

Baterias vêm da Europa

O fornecimento de baterias será, também, proveniente da Europa, garantindo um abastecimento estável, com menor distância da fábrica, bem como uma quantidade fixa de baterias necessárias para a produção do Kauai Elétrico.

Em 2020, a Hyundai fornecerá cerca de 80.000 unidades de veículos com zero emissões para clientes europeus, entre 100% elétricos e fuel cell. Com este desenvolvimento, a Hyundai tem como expetativa tornar-se no maior fornecedor de veículos com zero emissões na Europa em 2020.

A preparação da fábrica para a produção do Kauai Elétrico ocorreu nos últimos dois meses. Ao longo da cadeia produtiva, grandes mudanças foram aplicadas nos processos de estampagem e soldagem.

As ferramentas são trocadas várias vezes por dia com o intuito de produzir as diferentes partes da família i30, Tucson e, agora, Kauai Elétrico.

Cada ferramenta de estampagem tem de estar preparada para ser trocada em cinco minutos.

Visto que o Kauai Elétrico é o primeiro modelo da HMMC a oferecer a possibilidade de pintura do tejadilho, foram necessárias alterações no processo de pintura. Como o Kauai EV está presente na mesma linha de produção que o i30 e Tucson, foram necessários equipamentos adequados, incluindo formação extra dos funcionários.

Especificamente para um carro elétrico, há uma nova etapa de produção que envolve o armazenamento e a instalação das baterias elétricas. Para tal, foi criado um novo edifício para o armazenamento das baterias, sendo que robots são responsáveis pela entrega das baterias para a nova linha de montagem.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of