Com o aumento do número de utilizadores de bicicletas na estrada e confrontada com a necessidade de garantir a segurança no ambiente rodoviário, a Ford concebeu o protótipo de um blusão para ciclistas dotado de emojis com vista a melhorar a comunicação com os condutores de outros veículos.

“A comunicação entre condutores e ciclistas pode ser difícil, com estes últimos a terem que tirar as mãos do guiador para indicar mudanças na direção ou expressar agradecimentos”, diz a marca.

Reduzir a tensão nas estradas

O protótipo do blusão – que é uma criação única não disponível para aquisição – foi projetado para demonstrar como é possível reduzir a tensão nas estradas, permitindo que os ciclistas mostrem, com mais facilidade e clareza, aos condutores quais são as suas intenções e qual o seu estado de espírito perante as condições na estrada.

Segundo os dados apurados pela Comissão de Segurança Rodoviária da União Europeia, anualmente morrem cerca de 2.000 ciclistas nas estradas da Europa.

O blusão possui um painel com LED, onde podem ser apresentados emojis, setas ou um sinal de perigo:

O ciclista ativa qualquer um dos emoji, as setas indicadoras e o sinal de perigo através de um controlo remoto, sem fios (wireless), montado no guiador da bicicleta.

Facilitar a comunicação

“Atualmente, vivemos – e conduzimos – num mundo em que a comunicação é crucial. Mas entre condutores e ciclistas, muitas vezes isso resume-se ao som de uma buzina ou a um gesto mais rude. Geralmente, os ciclistas têm que tirar uma mão do guiador para comunicar. O blusão Emoji utiliza um meio de comunicação de compreensão universal para mostrar uma forma de aliviar as tensões na estrada, permitindo que todos saibamos ‘Partilhar a Estrada’” – Emmanuel Lubrani – Programa “Share The Road”, Ford Europa

“Os Emojis tornaram-se parte fundamental da nossa linguagem. Seja para transmitir expressões faciais, humor ou sarcasmo, são parte integrante da nossa capacidade de expressão e de uma forma muito rápida. Criado em parceria com a iniciativa ‘Share the Road’ da Ford, este blusão permite aos ciclistas expressar os seus sentimentos e cria um importante elo emocional entre eles e os demais utilizadores da estrada” – Neil Cohn, PhD – Professor assistente do Departamento de Comunicação e Conhecimento da Universidade de Tilburg University, Holanda

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
António Menino Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
António Menino
Visitante
António Menino

Não basta uma placa que se “cole” nas costas?