Numa carta pública, o diretor executivo da Starbucks, Kevin Johnson, anunciou um compromisso para que a empresa se torne resource-positive, aspirando a dar mais ao planeta do que aquilo que consome. O anúncio inclui metas científicas preliminares para a redução de emissões de carbono, utilização de água e resíduos até 2030 e descreve cinco estratégias que a empresa identificou como prioritárias.

Estas são as cinco principais estratégias nas quais a empresa irá estar focada:

1. Expandir as opções plant-based (ingredientes sem origem animal), dando abertura para um menu mais amigo do ambiente;

2. Trocar as embalagens de utilização única por embalagens reutilizáveis;

 
3. Investir em práticas agrícolas inovadoras e regeneradoras, assim como em reflorestação, conservação da floresta e reabastecimento de água na supply-chain;

4. Investir em melhores formas de gerir os resíduos, tanto nas lojas como nas comunidades, para garantir mais reutilização, reciclagem e fim do desperdício alimentar;

5. Inovar para desenvolver lojas mais amigas do ambiente, assim como operações, produção e entregas ao domicílio mais sustentáveis.

 

Esta lógica de resource-positive das operações da empresa face ao planeta passa por: absorver mais carbono do que aquele que emite, eliminar resíduos e fornecer água mais limpa e fresca do que a que utiliza. “Este objetivo está fundamentado na missão da Starbucks”, diz Kevin Johnson.

O CEO da Starbucks assinalou também três objetivos preliminares para 2030:

  1. Redução de 50% nas emissões de carbono nas operações diretas e na supply chain;
  2. Conservação ou reposição de 50% da água utilizada para operações diretas e produção de café nas comunidades com elevados riscos hídricos;
  3. Redução de 50% dos resíduos gerados nas lojas e na supply chain, através de um plano mais abrangente de economia circular. Para reforçar esse compromisso, a Starbucks aderiu à iniciativa New Plastics Economy, da Ellen MacArthur Foundation, para dar uma nova vida às suas embalagens.

No 50º aniversário da Starbucks, em 2021, a empresa vai formalizar as suas metas ambientais para 2030.

Kevin Johnson declarou que vão ser realizadas várias pesquisas e testes de mercado para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor e incentivos para o uso de embalagens reutilizáveis.

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