Prémio Gulbenkian para a Humanidade recebe candidaturas

0
387

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade, que a Fundação Calouste Gulbenkian anunciou e que terá em 2020 a sua primeira edição, já está a aceitar candidaturas.

As candidaturas devem ser apresentadas por nomeação de terceiros, não sendo permitidas nomeações pelo próprio candidato. Todas as nomeações devem ser submetidas em formato eletrónico através do formulário disponível em gulbenkian.pt, até 24 de março de 2020.

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade será atribuído anualmente, no valor de um milhão de euros, pretendendo distinguir pessoas, grupos de pessoas e/ou organizações de todo o mundo cujas contribuições para a mitigação e adaptação às alterações climáticas se destacam pela originalidade, inovação e impacte.

O prémio será dividido equitativamente na eventualidade de virem a ser distinguidos
mais do que um laureado.

“A humanidade enfrenta uma crise climática sem precedentes e os seus impactes abrangem componentes essenciais para o desenvolvimento sustentável, tais como a saúde pública, o acesso a água potável, o ar limpo, a segurança na oferta alimentar e o abrigo seguro. A ciência indica-nos que os impactes das alterações do clima têm avançado a um ritmo mais acelerado do que o previsto e que os efeitos nos sistemas naturais podem ser irreversíveis”, reforça a Fundação.

“Sem uma mudança drástica, as consequências continuarão a ser devastadoras para a humanidade, em especial para aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade”, deixa claro a Fundação Calouste Gulbenkian.

Três fases de avaliação

O processo de seleção será conduzido em três fases. Na primeira fase, um comité de especialistas em matérias relacionadas com mitigação das e adaptação às alterações climáticas, proporcionará uma seriação preliminar de candidaturas.

Na segunda fase, o Grande Júri, composto por personalidades de renome internacional nos âmbitos científicos, tecnológicos, políticos e culturais, deliberará no sentido de identificar a candidatura vencedora.

Por fim, a decisão final caberá ao Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, com base na proposta apresentada pelo Grande Júri.

A cerimónia de entrega dos prémios realizar-se-á no dia 20 de julho de 2020, dia Calouste Gulbenkian, no Grande Auditório da Fundação.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of