Volvo testa tecnologia 5G para colocar veículos a falar com a estrada

Volvo Cars e China Unicom estabelecem parceria para projetos 5G.

0
1218

A Volvo e a empresa de telecomunicações chinesa China Unicom anunciaram o estabelecimento de uma parceria para aplicação da tecnologia 5G na comunicação entre automóveis e infraestruturas chinesas.

As duas empresas chegaram a acordo para colaborar, de forma conjunta, na investigação, no desenvolvimento e nos testes de aplicações 5G aos automóveis emergindo a tecnologia vehicle-to-everything (V2X).

Em relação ao predecessor 4G, a nova tecnologia 5G é muito mais rápida, tem uma maior capacidade de dados e de resposta. Ao ser possível transferir mais dados de e para os automoveis, será viável também o desenvolvimento de mais aplicações para os mesmos.

A Volvo Cars e a China Unicom estão a investigar várias tipos de aplicações da tecnologia 5G para a comunicação entre veículos e infrastructuras, identificando o potencial de aplicação em áreas como a segurança, a sustentabilidade, a condução autónoma e a conveniência para os clientes.

Melhoria da segurança e eficiência

A título de exemplo, quando um automóvel se aproxima de uma situação de trânsito potencialmente problemática (trabalhos na estrada, congestionamento ou acidente) poderá tomar uma ação prévia como desacelerar ou sugerir uma estrada alternativa. Este tipo de ações poderá contribuir para uma melhoria não só da segurança das estradas como também da eficiência energética evitando situações de “pára-arranca”.

Outros exemplos incluem a possibilidade de encontrar lugares de estacionamento de uma forma mais fácil com a ajuda das câmeras. Os automóveis podem também comunicar com os semáforos para otimizar a velocidade e comunicar entre si para otimizar entradas e saídas de forma mais segura na autoestrada.

“A Volvo tem estado na liderança no que toca ao entendimento do potencial existente na comunicação entre automóveis. Novos serviços podem ser fornecidos ao permitir uma partilha de localização e de avisos como por exemplo o de estradas perigosas”- Henrik Green – Chief Technology Officer – Volvo Cars.

Henrik Green, diretor tecnológico da Volvo, salienta os benefícios do uso do 5G na estrada: “Com o 5G, a performance da rede será ainda melhor e estarão disponíveis mais serviços em real-time que poderão ajudar o condutor numa condução mais segura e tranquila. Pretedemos colaborar com a China Unicom para desenvolver estes serviços no mercado do país.”

“Somos uma empresa líder na área da inovação em 5G. A China Unicom tem o compromisso de criar uma nova infrastructura de informação e soluções de conexão inteligentes para proporcionar melhores experiências aos seus utilizadores. O 5G irá permitir o desenvolvimento da condução autónoma, melhorar a segurança nas estradas e assegurar a construção de uma nova experiência de colaboração que envolve os condutores, os veículos, as estradas, a rede e a cloud. Acredito que a China Unicom e a Volvo Cars irão colaborar com vista ao desenvolvimento de um modelo que será referência na indústria”, acrescenta Liang Baojun, vice-presidente da China Unicom Group.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of