A Efacec foi selecionada para o contrato de engenharia, compra e construção (EPC) para operação e manutenção (O&M) de uma central solar de 41 MWp, localizada em Metoro, norte de Moçambique. Inserida numa área de cerca de 138 hectares, esta infraestrutura possui uma capacidade de produção de 68 GWh por ano. A central solar deverá iniciar a produção de energia no final de 2020.

Será a central de energia solar de maior capacidade instalada em Moçambique até à data e um projeto emblemático para a Efacec, que opera em Moçambique há mais de 20 anos, reforçando assim a presença no mercado e na região.

Associação a outro grande player mundial

O projeto foi desenvolvido pela Neoen, conjuntamente com EDM, através da empresa “Central Solar Metoro”. A Neoen, cotada na Euronext Paris, é um grande produtor independente de energia renovável.

Conta com uma capacidade em operação ou construção de cerca de 3 GW. Está presente em França, na Austrália, no México, em Salvador, na Argentina, na Finlândia, em Portugal, na Irlanda, na Zâmbia, na Jamaica e em Moçambique.

Opera o mais potente parque solar da Europa, em Cestas, França (300 MWc), bem como a maior central de armazenamento de iões de lítio do mundo, em Hornsdale na Austrália  com 100 MW. A infraestrutura de armazenamento de energia foi construída pela Tesla. A Neoen tem como objetivo para 2021 possuir uma capacidade em operação ou em construção de pelo menos 5 GW. 

Contrato de longa duração

O contrato agora ganho pela Efacec inclui o fornecimento do EPC completo, incluindo a interconexão em alta tensão à subestação da EDM e garantias associadas à operação da central de energia solar, bem como um contrato de longa duração para a operação e manutenção da central.

Esta central contribui para o alcance dos objetivos de Moçambique na diversificação das fontes de energia e na descentralização da sua geração, com o objetivo de dar acesso a energia a 100% da população Moçambicana até 2030.

Este é mais um dos projetos no longo portfolio da Efacec na área dos sistemas solares. Para além de sistemas híbridos e instalações fotovoltaicas de grande escala, a empresa tem também diversas soluções para autoconsumo, em regime chave na mão. Conta atualmente com cerca de 300 MW instalados em todo o mundo e 133 MW em O&M.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of