A Comissão Europeia atribuiu a Lisboa o European Green Capital Award, galardão que a capital portuguesa ostentará ao longo de 2020.

É a primeira vez que uma capital do sul da Europa é distinguida no âmbito desta iniciativa. Anteriormente, a distinção coube sobretudo a cidades do norte da Europa, como Copenhaga, Estocolmo e, em 2019, Oslo.

Lisboa foi agora escolhida devido ao significativo progresso rumo à sustentabilidade ambiental atingido nos últimos anos e às ambiciosas metas definidas para o futuro em cinco áreas chave:
Energia, Água, Mobilidade, Resíduos e Infraestrutura Verde e Biodiversidade.

Desenvolvimento urbano inteligente, crescimento verde e eco-inovação, mobilidade alternativa, uso sustentável da terra, adaptação às mudanças climáticas e tratamento dos resíduos urbanos foram as áreas consideradas como os pontos fortes da candidatura lisboeta, entre os doze indicadores analisados.

Mas são os ambiciosos compromissos assumidos pela cidade que fazem a diferença, e para os quais o Município vai mobilizar recursos e vontades, num processo participado que pretende envolver entidades públicas e privadas e todos os cidadãos.

Hoje às 18h, na apresentação da nova loja Capital Verde 2020 terá lugar o primeiro de muitos “Encontros com o Futuro”, onde serão apresentados e debatidos quatro projetos que realçam o papel do investimento e da inovação na transição ecológica sustentável.

 

Artigo anteriorMercedes e BMW compram Teslas para servirem de táxi em Hamburgo
Próximo artigoLei ignora elevada emissão de partículas tóxicas nos novos Diesel